Quase a metade dos consumidores que pretendem adquirir presentes de Natal vão utilizar o décimo terceiro salário durante as compras. A conclusão é de um levantamento do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Segundo a pesquisa, 45% deles vão usar uma parte do valor, enquanto 4% dizem que vão gastar todo o pagamento.
Considerando aqueles que não devem utilizar todo o benefício com as compras, 26% têm a intenção de poupar os recursos. Outros 25% querem quitar dívidas e 11% planejam pagar os impostos de início de ano.
O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, avaliou que o consumidor brasileiro está mais cauteloso: “o consumidor que já vem de alguns Natais de crise está mais preocupado em não ter dívidas, então parece que o consumidor está cauteloso, o que é educacional”.
O educador financeiro ressaltou que, pela primeira vez, as vendas no comércio eletrônico devem superar as lojas físicas no Natal.
Segundo o levantamento, 41% dos entrevistados pretendem de fazer bicos ou outras atividades para aumentar a renda neste final de ano. A prática é mais comum entre mulheres e integrantes das classes C, D e E.