26.5 C
Brasília
HomeBrasíliaCentrão articula para presidir Conselho de Ética, com nome do DEM

Centrão articula para presidir Conselho de Ética, com nome do DEM

Por pressão desse grupo, PR retirou indicação de Ricardo Izar, do PP, que iria disputar a presidência; preferido da turma é Juscelino Filho (DEM-MA)

Deputado Ricardo Izar foi excluído do Conselho de Ética: tinha chances de ser eleito presidente e atrapalhar planos do Centrão (Saulo Cruz/Agência Câmara/VEJA)

Uma articulação dos partidos do Centrão, com apoio do DEM, Rodrigo Maia incluso, articula para comandar o Conselho de Ética da Câmara.

Para isso, conseguiram ontem excluir da composição do novo colegiado do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que, até ontem, aparecia como titular, indicado numa das vagas do PR. Seu partido havia lhe negado espaço.

Pois bem. Após reunião dos manda-chuva do Centrão, Izar foi comunicado pelo líder do PR, Wellington Roberto, que, meio sem jeito, o avisou que teria que sacá-lo do conselho. Pura pressão.

Izar, que já presidiu o conselho, era candidato a comandar o órgão, com reais chances de vitória. Mas seu nome não interessa. O Centrão quer eleger Juscelino Filho (DEM-MA), cuja articulação está sendo feita pelo ex-presidente do colegiado Elmar Nascimento (DEM-BA), cuja gestão travou alguns processos, como de Lúcio Vieira Lima, o deputado das malas dos milhões.

Indignado, Izar articula a candidatura de JHC (PSB-AL), como troco nos que esvaziaram seus planos.

A escolha se dará na tarde de hoje.

Veja Também