O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, enviou ofício ao chefe da Polícia Civil do Rio, delegado Allan Turnowski. O documento encaminhado hoje requer a realização de uma audiência para tratar do “Mandado de Intimação recebido pelo Sr. Felipe Neto, no dia 15 de março de 2021, expedido pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI)”.
Como se sabe, na segunda-feira, o youtuber e influenciador foi intimiado a prestar depoimento após denúncia de Carlos Bolsonaro, vereador pelo Rio e filho do presidente Jair Bolsonaro, por suspeita de “crime contra a Segurança Nacional”. Felipe chamou o presidente de genocida em função das decisões durante a pandemia.
Segundo Santa Cruz, a “questão é flagrantemente ilegal, haja vista identificarmos que a atuação da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) instaurou procedimento destinado a apurar conduta manifestamente atípica, com a utilização das forças policiais para perseguições político-ideológicas”. A OAB alertou à Polícia Civil do Rio de que Observatório da Liberdade de Imprensa do Conselho Federal da OAB.
Já o depoimento do youtuber está previsto para amanhã.