25.5 C
Brasília
HomeBrasíliaCabelos crespos: saiba tudo sobre como ter cachos mais bonitos

Cabelos crespos: saiba tudo sobre como ter cachos mais bonitos

Entenda melhor as vantagens desse tipo de cabelo e confira os melhores tipos de produtos

Cabelos crespos são muito comuns entre os brasileiros e sua principal característica é uma fibra totalmente irregular, o que o torna muito mais cacheado. De modo geral, esses fios perdem comprimento por se enrolarem em si mesmo, por isso podem parecer que crescem menos.

De fato os cabelos crespos têm uma estrutura única que requer cuidados específicos para manutenção e saúde dos fios. A seguir você pode saber mais sobre como cuidar desse tipo de fio.

Vantagens de ter cabelos crespos

Os cabelos crespos têm mais volume e podem ser modelados de diversas formas. Além disso, pessoas com esse tipo de cabelo dificilmente apresentem oleosidade. Na verdade, eles costumam ser mais secos no comprimento, pedindo cuidados de hidratação capilar.

Outra vantagem é não precisar penteá-los todos os dias. Inclusive, fazer isso pode aumentar a quebra dos fios, além de fazê-los perder a forma.

Principais problemas dos cabelos crespos

Mulher olhando seus cabelos crespos - Foto: Getty Images

Os cabelos crespos, no entanto, têm problemas bem específicos. Como a estrutura do fio é muito irregular, estreitos em alguns pontos e mais largos em outros, os cabelos crespos são mais frágeis. Eles também possuem menos camadas nas cutículas, o que os deixa porosos. Isso faz com que as químicas sejam mais agressivas nesses cabelos, já que eles a absorvem mais e acabam se danificando mais facilmente.

Além disso, a estrutura irregular do fio não permite que a oleosidade da raiz se espalhe para as pontas, tornando esses cabelos muito mais secos no comprimento, o que pede cuidados especiais de hidratação. Por fim, esses fios também têm maior tendência ao frizz, principalmente quando são alisados com secadores e escova, grandes agentes do problema.

Cuidados importantes para cabelos crespos

Veja a seguir como executar cada etapa dos cuidados diários com esse tipo de cabelo:

Como lavar os cabelos crespos
Ao lavar os cabelos crespos, é importante dar mais atenção ao couro cabeludo, que pode acumular a oleosidade, já que ela não se espalha ao longo dos fios. Uma boa dica é só deixar o shampoo entrar em contato com o comprimento dos fios quando estiver enxaguando os cabelos e não passar o shampoo em todo o comprimento, assim ele agredirá menos os fios, que são mais porosos.

Os cabelos crespos podem ser lavados menos vezes sem danos ao fio. Inclusive, lavar todos os dias pode enfraquece-los. Mas isso não é uma regra, e muitas mulheres podem preferir lavá-los todos os dias, para modelá-los melhor.

Como secar os cabelos crespos
Ao secar os cabelos crespos, o ideal é evitar toalhas felpudas, que podem causar atrito nos fios, podendo causar quebras. Até porque, qualquer tipo de cabelo quando está molhado fica mais elástico, ou seja, mais propenso a se partir ao meio. O ideal é usar um pano de algodão para secar os fios, apenas apertando-os e retirando o excesso de umidade, sem friccionar ou torcer. Inclusive enrolar os cabelos na toalha, uma atitude comum, pode danificar ainda mais os fios, principalmente os crespos. Amassar os cabelos durante o processo de secagem ajuda a modelar melhor os cachos.

Secador com difusor - Foto: Getty Images
Difusor é aliado dos cachos na hora de secar os cabelos crespos

Depois dessa etapa, muitos especialistas preferem a secagem natural, usando um creme para modelagem de longa duração. Mas, se você tem pressa, pode usar um secador para ajudar, mas sempre com o difusor. Ele é como uma boca maior para o secador, que permite que o ar quente se distribua mais uniformemente pelos fios.

O primeiro passo é passar um leave-in nos fios, o que potencializa os benefícios do difusor. Defina os cachos com os dedos e só depois, ligue o secador e coloque os cabelos apoiados no aparelho, tentando colocar o máximo possível de volume de uma vez. Não esqueça de mover o aparelho para cima e para baixo, amassando os fios.

Como desembaraçar os cabelos crespos
O ideal é não desembaraçar os cabelos crespos com pentes e escovas, preferindo usar cremes e passar os dedos nos fios, tirando os principais nós dessa forma. O uso de pentes só é indicado quando os cabelos estão molhados, mas prefira os que tem dentes mais largos, que causam menos danos aos fios.

Cosméticos indicados para cabelos crespos

Cabelos crespos precisam de produtos pensados para suas características. Por exemplo, esses fios tendem a ser mais secos nas pontas, pedindo o uso de produtos hidratantes e relaxantes, com ativos como o silicone. Esse ativo, inclusive, é importantíssimo para ligar os outros produtos emolientes ao fio: sem ele os outros hidratantes não são absorvidos. Mas aplique o produto apenas no comprimento dos fios, no couro cabeludo eles podem deixar o cabelo com aspecto oleoso e até entupir os poros do da região.

Óleos vegetais também são ótimos hidratantes para os fios e devem ser associados ao silicone. Esses produtos aumentam a maciez do fio, além de proporcionar mais brilho e ajudar a abrir os cachos, tornando-os mais definidos e maiores.

Além disso, os leave-ins são os melhores amigos de quem tem esse tipo de cabelo: eles ajudam a tornar os fios mais maleáveis na hora de desembaraçar e também protegem os fios.

Assuma o Black Power!

Cabelos black power - Fotos: Getty Images e Divulgação - TV Globo

Black power é um ótimo estilo de cabelo para mulheres negras com cabelos crespos

Quem tem cabelos crespos deve abusar do black power, assumindo a estrutura natural de seus fios. Quer adotar, mas não sabe bem qual estilo fica melhor?Reunimos em uma galeria diversos tipos de cabelos black power para você escolher o que fica melhor em você.

 

Veja Também