Noite tem mais três bandas no palco; motociclistas e garupas não pagam. Encontro de motos acontece no Parque de Exposições do Torto até domingo.
A banda Plebe Rude é a principal atração desta quinta-feira (28) do Brasília Capital Moto Week, considerado o maior encontro de motociclistas da América Latina e terceiro maior do mundo. O evento acontece no Parque de Exposições da Granja do Torto.. A programação continua até o dia 31. Motociclistas e garupas não pagam. A meia entrada para pedestres custa R$ 30.
Antes da Plebe, sobem ao palco as bandas Sou Par ER e Baú Revirado. A última atração da noite é a banda Kid Cegonha.
Desde 1981 na estrada, a Plebe Rude é uma das principais bandas de rock do país, com discos importantes para a cena, como “O concreto já rachou” e “Nunca fomos tão brasileiros”. O disco mais recente é “Nação daltônica”, sexto trabalho de estúdio, lançado em 2015.
Ao longo da carreira, a banda emplacou sucessos como “Proteção”, “Até quando esperar”, “Johnny vai à guerra”, “Censura” e “Plebiscito”. A atual formação inclui os vocalistas e guitarristas Philippe Seabra e Clemente Nascimento, o baixista André X e o baterista Marcelo Capucci.
Em maio último, foi lançado um documentário sobre a trajetória da banda. “A plebe é rude”. Com direção de Diego da Costa e Hiro Ishikawa, o filme mostra imagens desde os primeiros passos do grupo até os momentos mais recentes.
O longa conta um pouco sobre como a Plebe conseguiu se manter sem fazer concessões ao mercado fonográfico, especialmente na época do “boom” do “BRock”. Estão ali cenas de shows, entrevistas, depoimentos, participações em programas de TV e diversas imagens raras.
O lançamento coincidiu com a comemoração do 30º aniversário do álbum de estreia, “O concreto já rachou”. O disco foi considerado pela revista Rolling Stone um dos 100 melhores discos da música brasileira de todos os tempos.
A expectativa da organização é receber 650 mil pessoas nos 11 dias de festa. O evento deve receber 1,5 mil motoclubes do Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Uma das atrações é o passeio motociclístico, no dia 30. Em 2015, a atividade reuniu 30 mil veículos.
Até a 12ª edição, a festa se chamava “Brasília Motocapital” e acontecia durante quatro dias. A mudança aconteceu porque o evento ganhou status de “bike week”, com 11 dias de programação.
Uma das novidades desta edição é “Lady bikers”, uma área exclusiva para atender às mulheres amantes da cultura em duas rodas. “Preparamos um espaço confortável com grandes marcas para oferecer para as mulheres o que há de melhor”, afirma Juliana Jacinto, uma das responsáveis pelo local.
O espaço oferece venda de adereços, roupas e calçados especiais e serviço de maquiagem e beleza. Elas também podem assistir a palestras e deixar os filhos no “Moto kids”.
Shows
A programação de shows traz 53 nomes do rock e do blues durante os 11 dias de evento.A programação musical continua durante todos os dias de festa. Nesta sexta (29), a principal atração é a banda Blues Etílicos (veja programação completa).