19.5 C
Brasília
HomeAconteceuBombeiros salvam homem que tentava se matar no Shopping Pátio Brasil

Bombeiros salvam homem que tentava se matar no Shopping Pátio Brasil

Vítima tentava se jogar do terceiro andar do centro de compras. Uma testemunha acionou a corporação, que conseguiu fazer o resgate

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal salvou um homem que tentava se suicidar no shopping Pátio Brasil na tarde de domingo (25/2). Segundo a corporação, uma testemunha que estava no local viu a vítima ameaçando se jogar do terceiro andar do centro de compras, a cerca de 20 metros de altura. Ela acionou os militares, que conseguiram fazer o resgate do rapaz, cujo nome e idade não foram divulgados.

O Pátio Brasil já foi palco de cenas semelhantes que terminaram em tragédia. A última ocorreu em março do ano passado, quando um homem de 46 anos se jogou do shopping e acabou perdendo a vida.

Em 2010, depois da 13ª ocorrência, a Justiça deu carta branca para a administração do shopping fechar a área externa do centro comercial. A construção havia sido embargada pelo GDF.

Antes disso, após ser procurado por um pai de um rapaz que havia se matado no shopping, o desembargador do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) Roberval Casemiro Belinati provocou o Ministério Público a intervir na situação e exigir do shopping medidas concretas para evitar novos casos de suicídio.

Procurada pela reportagem, a assessoria do Pátio Brasil não respondeu aos questionamentos até a última atualização do texto sobre a tentativa de suicídio no domingo.

Vídeos:

https://youtu.be/u2kmQ4kdU34

https://youtu.be/lSHvHXwvgfU

Busque ajuda
Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode te ajudar. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.

Metrópoles tem a política de publicar informações básicas sobre casos de suicídio ou tentativa que ocorrem em locais públicos. Como são ambientes de grande circulação de pessoas e geram mobilização das equipes de socorro e segurança, os leitores demandam informações e explicações do veículo.

O suicídio é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o assunto não venha a público com frequência, para que não se estimule o ato. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.

Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Fonte: Metrópoles

Veja Também