18.5 C
Brasília
HomeMundoBiden 'descobre' novo aliado e afirma que Coreia do Norte apoiou sanções...

Biden ‘descobre’ novo aliado e afirma que Coreia do Norte apoiou sanções contra a Rússia

A Coreia do Norte foi um dos cinco países que votaram contra a resolução das Nações Unidas condenando a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, mas isso não impediu Joe Biden de a confundir com um país aliado.

© AFP 2022 / Chip Somodevilla / Getty Images North America / Handout
Joe Biden, presidente dos EUA, voltou a cometer uma gafe na sexta-feira (27), enquanto falava na Academia Naval no estado de Maryland.
Durante o discurso, no qual voltou a atacar a Rússia e seu presidente Vladimir Putin pela operação especial na Ucrânia, ele declarou que a Coreia do Norte se juntou às sanções contra a Rússia.
“Alguém pensou que quando apelei a favor de sanções contra a Rússia, além da OTAN, a Austrália, Japão, Coreia do Norte, alguns dos países [da Associação de Nações do Sudeste Asiático] se ergueriam e apoiariam essas sanções?”, perguntou Biden ao público, aparentando se querer referir à Coreia do Sul, ou Taiwan.
A Coreia do Norte foi um dos países que votou contra a resolução das Nações Unidas condenando a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, que contou ainda com mais quatro votos contra e 35 abstenções. A própria Pyongyang considera que “a raiz da crise da Ucrânia está na política hegemônica dos EUA e do Ocidente, que se revela na arbitrariedade e abuso de poder contra outros países”.
O presidente americano ainda tentou dizer que as ações de Putin foram “uma tentativa de, para usar minha expressão, finlandizar toda a Europa, fazer com que ela fosse toda neutra. Em vez disso, ele OTANizou toda a Europa”, em referência à política da Finlândia de não-alinhamento militar durante a época da Guerra Fria.
Sem se limitar a uma gafe, Joe Biden também pronunciou mal a palavra “finlandizar”, em vez disso dizendo “fingalizar”.

Veja Também