Muita gente costuma associar trabalho com calças, no entanto, para quem quer conforto térmico e muito estilo nos dias quentes do verão é possível apostar também nas saias e vestidos. Quer embarcar nas peças, mas não sabe como usar? Te damos as dicas.
“Antes de falar de modelo é preciso falar de detalhes que fazem diferença. O comprimento deve ser na altura do joelho, o caimento não pode ser muito justo (precisa ter um espacinho entre o corpo e o tecido) e o decote não pode passar da altura da axila. Também não é legal termos as fendas, que temos visto bastante ultimamente e que acabam trazendo uma sensualidade que nem sempre é bem vista – ela pode existir para facilitar a movimentação, mas não para mostrar mais perna”, explica a consultora de imagem e estilo Fê Bastos.
As estampas podem sim fazer parte do seu repertório e ajudam a deixar o look mais interessante, mas é preciso cuidado. “Não tem problema ser estampado, contanto que a escala não seja muito grande e você tenha um máximo de três cores. Mais do que isso pode ficar informal demais”, esclarece.
Os vestidos
Alguns modelos de vestido são considerados ideais para o trabalho, e a boa notícia é que eles também são considerados versáteis do ponto de vista da silhueta. “Nós temos o tubinho clássico, os chemises, que são as camisas mais longas, e também os envelopes, que são transpassados. Estes três são muito confortáveis, profissionais e ficam muito bem em todos os tipos de corpos. Com a chemise, o único cuidado está em manter a gola em tamanho padrão se os seios forem maiores, porque ela tende a aumentar visualmente. Preocupe-se também com o tecido, que não pode ser sexy demais, como o couro, ou informal demais, como a malha de camiseta”, indica.
As saias
Quer ir além da saia reta e da lápis? Então saiba que você pode – e deve – embarcar na tendência das mídis: “Elas e as evasê são boas opções para o trabalho, estão muito em alta e ficam bem interessantes quando são mais soltinhas. Bons complementos para elas são as camisas molinhas ou blusas que tenham algum detalhe bonito na manga ou na gola. Nos pés, aconselho usar os sapatos de bico fino, que ajudam a alongar a silhueta, como o scarpin ou as sapatilhas”.