O governo francês colocou 78 dos 101 distritos em estado de alerta para as altas temperaturas, que podem bater o recorde dos últimos 72 anos. A onda de calor que atinge a Europa também preocupa os zoológicos do país, que procuram alternativas para garantir o bem-estar dos animais.
Os funcionários do parque de Mulhouse, no leste francês, estão congelando alimentos na tentativa de controlar a temperatura das espécies. Com a possibilidade dos termômetros marcarem 40ºC, os veterinários também buscam maneiras de atrair os animais para sombras ou para dentro da água.
O vice-diretor do Zoológico e Parque Botânico de Mulhouse, Benoit Quintard, explicou que usa estímulos para tornar esses locais mais atrativos.
“Para compensar esse forte calor a gente coloca enriquecimentos nesses lugares. Ele podem também ir para a água, aí fazemos o mesmo: jogamos comida para que eles se sintam encorajados a mergulhar na água. Por fim, a gente também oferece alimentares em forma de gelo”.
De acordo com meteorologistas europeus, uma massa de ar quente proveniente do norte da África é culpada pela antecipação do calor.
Nos próximos dias, os termômetros podem chegar aos 40ºC em dois terços da França. A expectativa foi o suficiente para preocupar as autoridades, que ainda lembram de uma onda de calor que matou 15 mil pessoas no país em 2003.
As altas temperaturas também foram registradas na Espanha, Grécia, Bélgica, Áustria e Alemanha.
*Com informações da repórter Nanny Cox