Os planos dos EUA de entregar à Ucrânia sistemas antimísseis de médio e longo alcance não facilita a resolução pacífica do conflito. Toda a situação pode terminar mal, e não só para a Ucrânia, acredita o cientista político russo Boris Mezhuev.
“O problema é que os objetivos norte-americanos são pouco compreensíveis. A coalizão ocidental tem opiniões divididas. Há um ponto de vista sobre a necessidade de conduzir negociações, e há uma outra posição – ‘da vitória sobre a Rússia’, ‘sobre a vitória final da Ucrânia’, que é praticamente impossível. Porque a Rússia pode mobilizar todos os seus recursos, todas suas armas, e a história pode terminar mal não só para a Ucrânia”, afirmou Mezhuev em entrevista à Sputnik.
“Porque ‘uma derrota humilhante da Rússia’ é impossível em princípio, mas é possível uma catástrofe para todos os lados. Os objetivos devem ser claramente definidos, mas para isso é preciso reiniciar o processo negocial. Isso é o principal. Caso contrário, quaisquer ações semelhantes vão apenas levar à escalada do conflito”, resumiu o interlocutor da agência.