25.5 C
Brasília
HomeAconteceuAlvo da Operação Falso Negativo também é investigado por corrupção no TCDF

Alvo da Operação Falso Negativo também é investigado por corrupção no TCDF

Polícia Federal apura irregularidades em contratos da secretaria de Saúde que tramitavam no Tribunal. Processos correm sob sigilo

PF fez buscas no gabinete da corregedora do TCDF – (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Um personagem que foi alvo de denúncia da Operação Falso Negativo no ano passado, que culminou com a prisão da cúpula da saúde, após fraudes na compra de testes para diagnóstico de covid-19, também está entre os suspeitos de participar do esquema de corrupção no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

O inquérito relacionado à Operação Pacare, deflagrada hoje (26/05), tramita sob sigilo no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por isso, a identidade do envolvido nas duas operações não foi revelada.

Depois de uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PRG), o ministro João Otávio de Noronha, do STJ, autorizou a realização de nove mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal contra sete investigados.

Um dos alvos é a ex-presidente do TCDF Anilcéia Machado, queteve o sigilo bancário e fiscal quebrado. Os agentes estiveram no gabinete da conselheira, que é corregedora do TCDF, onde recolheram arquivos de seu computador. Os policiais também fizeram busca na casa dela, no Lago Norte.

A apuração mira em crimes cometidos entre 2013 e 2015, e também em 2020. A Operação Pacare, uma alusão a “pagar” em latim, investiga a prática de crimes como peculato, corrupção, prevaricação, advocacia administrativa e falsidade ideológica.

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que “está à disposição para colaborar com as autoridades policiais prestando as informações que forem solicitadas”. O TCDF aguarda acesso ao conteúdo das investigações para se pronunciar.

Veja Também