24.5 C
Brasília
HomeÉ DestaqueAliança de seis partidos anuncia Rogério Rosso como pré-candidato ao governo do...

Aliança de seis partidos anuncia Rogério Rosso como pré-candidato ao governo do DF

Grupo chegou a se reunir com Jofran Frejat, do PR, que diz ter desistido de competir. Falta, ainda, definir vice.

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), durante sessão na Câmara dos Deputados (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Uma aliança formada por seis partidos – PSDB, PRB, PPS, PSC, PSD e DC – anunciou, nesta quinta-feira (19), o nome do deputado federal Rogério Rosso (PSD) como pré-candidato ao governo do Distrito Federal.

Até agora, o grupo trabalhava com a pré-candidatura do também deputado federal Izalci Lucas (PSDB). Até as 19h, os partidos ainda não tinham definido o nome do candidato a vice-governador na chapa.

Segundo a nota emitida pela coligação, o nome de Rosso tem apoio de PRB ,PSC, PSD e PPS. As siglas PSDB e DC manifestaram oposição à escolha. O texto diz, ainda, que Rosso “pediu tempo para pensar”.

Além de Rogério Rosso na disputa pelo Palácio do Buriti, a coligação também anunciou que o atual senador Cristovam Buarque (PPS) será candidato à reeleição.

Coligações em contato

Ao longo da semana, os representantes da legenda chegaram a se reunir com o ex-secretário de Saúde do DF Jofran Frejat (PR) – que era pré-candidato, mas anunciou desistência da disputa nos últimos dias.

A coligação de Frejat é composta por PR, PP, MDB e DEM. Sem o médico como cabeça de chapa, até esta quinta, os partidos ainda não haviam anunciado uma nova candidatura para o Buriti.

Prazos eleitorais

O calendário eleitoral tem prazos a serem observados por candidatos, partidos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

As convenções para a escolha dos candidatos deverão ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. O último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos é 15 de agosto.

A disputa ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.

Fonte: G1 DF.

Veja Também