18.5 C
Brasília
HomeMundoAlexei Navalny enfrenta mais 15 anos de prisão com início de novo...

Alexei Navalny enfrenta mais 15 anos de prisão com início de novo julgamento

Líder da oposição russa em novo julgamento em colônia penal longe de base de apoio sob acusação de peculato

Alexei Navalny (centro) é visto em um monitor durante uma sessão do tribunal na colônia penal IK-2 na região de Vladimir, Rússia. Fotografia: Yuri Kochetkov/EPA

A Rússia pode estender a prisão de Alexei Navalny por mais 15 anos em um novo julgamento criminal que seus apoiadores alertam ter sido ofuscado pela crise na Ucrânia.

O líder da oposição russa é acusado de desviar doações para sua organização anticorrupção FBK, que acusou Vladimir Putin de possuir uma mansão de £ 1 bilhão e outros altos funcionários se enriquecendo por meio de esquemas corruptos.

Navalny negou as acusações e as chama de motivação política.

O novo julgamento por peculato começou na terça-feira dentro da colônia penal IK-2 em Vladimir, um local incomum a três ou quatro horas de carro a leste de Moscou, que limita severamente a capacidade de apoiadores e observadores de comparecer às audiências.

Navalny está cumprindo uma sentença de três anos e meio na prisão por uma acusação separada de peculato. Ele sobreviveu a uma tentativa de envenenamento em 2020 e foi preso depois de retornar à Rússia no ano passado.

Sua família e apoiadores dizem que o Kremlin está buscando uma condenação fácil ao realizar o julgamento dentro de uma colônia prisional longe de sua base de apoio em Moscou.

“[As autoridades] querem escondê-lo de todas as pessoas, de seus apoiadores, de jornalistas”, escreveu sua esposa, Yulia Navalnaya, em um post no Instagram na véspera do julgamento. “É tão patético que eles tenham medo de realizar o julgamento em Moscou.”

Quando as audiências começaram na terça-feira, Navalnaya abraçou o marido, que estava vestido com um macacão azul da prisão. Navalny não foi mantido em uma jaula, como é habitual durante os processos criminais russos, porque o tribunal estava dentro de uma prisão.

Maria Pevchikh, outra importante aliada de Navalny, disse que o perigo para Navalny aumentou à medida que a atenção do público foi desviada cada vez mais das preocupações com os direitos humanos para o potencial de um ataque russo à Ucrânia.

“O perigo para a vida de Navalny, ou seja, a probabilidade de ele ser morto na prisão, aumentará exponencialmente dependendo do que acontecer na Ucrânia”, escreveu ela. “As probabilidades já são muito ruins, mas uma invasão russa total quase não lhe deixa nenhuma chance de sobreviver.”

Repórteres disseram que aqueles que desejam entrar no tribunal foram impedidos de trazer laptops, telefones ou dispositivos de gravação.

Navalny é acusado de desviar doações para seu fundo anticorrupção, que liderou investigações sobre funcionários do governo e provocou grandes protestos anti-Putin por anos. Ele também é acusado de desacato ao tribunal por supostamente insultar um juiz durante um julgamento anterior, onde foi acusado de caluniar um veterano militar.

O governo também procurou dissolver a rede política nacional de Navalny, abrindo processos criminais contra seus principais assessores e coordenadores regionais e declarando sua rede política como extremista. Muitos de seus aliados mais próximos foram forçados ao exílio.

Um documentário sobre Navalny, que sobreviveu por pouco a uma aparente tentativa de envenenamento com novichok , estreou no festival de cinema de Sundance no início deste ano.

O filme de 90 minutos, simplesmente intitulado Navalny, apresentava imagens do líder da oposição russa, filmadas durante os vários meses que ele passou na Alemanha no final de 2020, enquanto se recuperava do envenenamento. Há entrevistas com Navalny, sua esposa e sua equipe mais próxima.

Veja Também