A África do Sul anunciou nesta quinta-feira (19) que realizará exercícios marítimos conjuntos de dez dias com a Rússia e a China no próximo mês.
De acordo com a agência chinesa Xinhua, que cita fontes do Exército da África do Sul, os exercícios estão programados para 17 a 27 de fevereiro, nas cidades portuárias de Durban e Richards Bay.
Apelidadas de “Mosi”, as atividades são um “meio de fortalecer as relações já florescentes entre a África do Sul, Rússia e China, um exercício marítimo multinacional entre esses três países”, disse o Exército sul-africano.
Esse será o segundo exercício envolvendo as marinhas dos países, comunicou a Força de Defesa Nacional da África do Sul. O primeiro foi realizado em novembro de 2019, na Cidade do Cabo.
Cidade do Cabo.
Militares da Força Naval da China durante a cerimônia de abertura dos exercícios sino-russos “Cooperação Naval 2015”
© Sputnik / Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Rússia
Mais de 350 militares do Exército sul-africano participarão “ao lado dos exércitos russo e chinês, com o objetivo de compartilhar habilidades e conhecimentos operacionais”.
O anúncio também é feito dias antes de o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, visitar a África do Sul e manter conversas com a colega sul-africana, Naledi Pandor.
A África do Sul assumiu recentemente a presidência do BRICS, grupo que também inclui Brasil, Rússia, Índia e China para desafiar as estruturas dominantes de governança global dos EUA e da Europa.