19.5 C
Brasília
HomeBrasíliaAcademia de um item só: exercícios para fazer com a faixa elástica

Academia de um item só: exercícios para fazer com a faixa elástica

Ela pode ser usada para atividades na academia, ao ar livre ou mesmo em casa

543569884-VitaliiSmulskyi

Acessórios fitness são sempre bem-vindos para variar o treino e os exercícios físicos. Um que está bombando é a faixa elástica, fácil de encontrar, transportar, vem em diversas cores e tamanhos e ainda TRABALHA RESISTÊNCIA E FORÇA AO MESMO TEMPO. Veja dicas para usá-la da melhor forma e claro, aprenda alguns exercícios para moldar o corpo.

FALANDO EM BENEFÍCIOS

Além da versatilidade de exercícios que a faixa elástica oferece, uma grande vantagem é que “ela oferece resistência constante na fase concêntrica e excêntrica (contração/relaxamento) do movimento. Assim como o peso na musculação, a resistência ocasiona pequenas lesões na musculatura quando treinamos, e na recuperação dessas fibras (que ela é reconstruída ‘mais forte’) e nisso surgem os benefícios como melhora do tônus e da força”. A única contraindicação “é para quem tem alguma patologia ou bursites e tendinites na articulação dos ombros, cotovelos, joelhos e quadris”.

SEU TREINO EM NÚMEROS

Como o elástico pode limitar um pouco devido a intensidade, o PERSONAL TRAINER VALTER DA HORA, da rede de academias Smart Fit, sugere que sejam feitas DE 3 A 5 SÉRIES DE 15 A 25 MOVIMENTOS, COM 40 SEGUNDOS A 1 MINUTO DE RECUPERAÇÃO ENTRE CADA UMA DELAS. “Avançados podem trabalhar cada série até a exaustão (quando não conseguir mais executar o movimento com precisão), com 1 minuto de recuperação entre cada”.

O profissional ainda dá DICAS DE SUCESSO para que seu treino renda mais e traga os resultados esperados:

– A intensidade pode ser dosada ao aplicar mais tensão no elástico e/ou utilizando elásticos mais fortes ou mais fracos;
– Existem manoplas que podem ser acopladas nas faixas ou faixas com manoplas embutidas, que facilitam a pegada ao realizar os exercícios;
– Dose a intensidade da faixa para que consiga ter o controle do movimento durante toda execução;
– Para preservar as articulações, evite o efeito chicote (dar tranco no final do movimento) das faixas em todos os exercícios.

PREPARADA PARA OS EXERCÍCIOS?

AGACHAMENTO COM ELÁSTICO

POSIÇÃO INICIAL: de pé, posicionar os pés afastados na linha do quadril (ou um pouco mais que a linha dos quadris) sobre a faixa elástica e braços ao lado do corpo enquanto segura cada uma das pontas em uma das mãos (certifique-se de manter uma tensão alta à faixa).

EXECUÇÃO: flexionar os joelhos (como se fosse sentar em uma cadeira) o máximo que conseguir e retornar em seguida à posição inicial, mantendo o tronco alinhado durante toda a execução.

Foto: VSanandhakrishna/istock

SUPINO COM ELÁSTICO

POSIÇÃO INICIAL: de pé, com os pés afastados na largura dos quadris, posicionada a frente do elástico (que deverá estar preso a alguma superfície estável atrás de você e que esteja na altura dos seus ombros). Cotovelos flexionados a noventa graus e na altura dos ombros e segurando uma ponta da faixa em cada mão (mantendo tensão na faixa).

EXECUÇÃO: estender os cotovelos até quase aproximar uma mão da outra e em seguida retornar à posição inicial.

REMADA COM ELÁSTICO

POSIÇÃO INICIAL: de pé, com os pés afastados na largura dos quadris, posicionada atrás do elástico (que deverá estar preso a alguma superfície estável e que esteja na altura dos seus ombros), braços estendidos na altura dos ombros e segurando uma ponta da faixa em cada mão (mantendo tensão na faixa).

EXECUÇÃO: flexionar os cotovelos trazendo o elástico até você (evitando que os cotovelos ultrapassem demais a linha dos ombros) e em seguida retomar a posição inicial.

Foto: mrakor/istock

ROSCA DIRETA NO ELÁSTICO

POSIÇÃO INICIAL: de pé, posicionar os pés afastados na linha do quadril sobre a faixa elástica e braços ao lado do corpo enquanto segura cada uma das pontas em uma das mãos (mantendo uma tensão na faixa).

EXECUÇÃO: flexionar os cotovelos o máximo que conseguir (tentando não movimentá-los para frente ou para trás) e em seguida retornar à posição inicial.

ELEVAÇÃO LATERAL

POSIÇÃO INICIAL: de pé, posicionar os pés afastados na linha do quadril sobre a faixa elástica e braços ao lado do corpo, enquanto segura cada uma das pontas em uma das mãos (mantendo uma tensão na faixa).

EXECUÇÃO: elevar os braços para as laterais (mantendo os cotovelos ligeiramente flexionados) até a linha dos ombros e em seguida retomar a posição inicial.

Foto: VitaliiSmulskyiv/istock

TRÍCEPS FRANCÊS

POSIÇÃO INICIAL: de pé, com uma perna posicionada à frente da outra e pisando sobre o elástico com o pé que estiver posicionado atrás, braços acima da cabeça e na linha dos ombros, cotovelos flexionados e segurando as duas pontas do elástico em ambas as mãos (mantendo a tensão na faixa).

EXECUÇÃO: estender os cotovelos o máximo que conseguir e em seguida retornar à posição inicial.

 

Veja Também