O presidente chinês conquistou seu segundo mandato no congresso do Partido Comunista
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou para seu colega chinês, Xi Jinping, para parabenizá-lo pela conquista de seu segundo mandato durante o encerramento do congresso do Partido Comunista, anunciou a Casa Brancanesta quarta-feira.
“Falei com o presidente da China para felicitá-lo por sua extraordinária nomeação. Também discutimos NoKo (Coreia do Norte) e comércio, dois temas muito importantes”, escreveu Trump no Twitter após o telefonema para Xi.
“Assumo minha relação não apenas como uma aprovação ao meu trabalho, mas também com um estímulo para seguir avançando”, declarou Xi em um discurso exibido ao vivo na televisão durante o último dia do congresso do Partido Comunista.
O Congresso comunista também incluiu o nome de Xi no estatuto do PCC, ao lado do líder histórico Mao Tsé-Tung e de Deng Xiaoping, chefe do partido entre 1978 e 1992. Dessa forma, seu status foi elevado e a difusão de sua doutrina se torna obrigatória nas escolas chinesas, assim como o pensamento dos outros dois líderes.
Trump deve se reunir com o poderoso líder asiático durante sua visita de estado à China no início do próximo mês. Sua viagem à Asia deve ser marcada pela preocupação com os programas nuclear e balístico da Coreia do Norte.
(Com AFP)