Será que a chicória emagrece? Veja esse e outros benefícios, além de suas propriedades e receitas super rápidas e saborosas.
O que é
A chicória é uma planta predominante na Ásia e na Europa, mas que pode ser cultivada em todo o mundo. É conhecida também como chicória amarga, como almeirão, escarola, coentro-brasileiro, entre outros nomes.
É uma planta de uso medicinal e culinário utilizada desde a antiguidade por povos como os egípcios, os gregos e os romanos. Habita em terrenos baldios ou à margem do caminho, por isso, é vista como uma planta invasora.
Desenvolve-se facilmente em climas temperado ou frio. No Brasil, a chicória pode ser cultivada o ano todo, porém, se desenvolve melhor no inverno.
Propriedades nutricionais
A chicória é um vegetal que possui um alto valor nutricional. É rica com os seguintes nutrientes:
- Antioxidantes: betacaroteno e flavonoides
- Vitaminas: A, C, D, K e do complexo B
- Minerais: cálcio, fósforo, ferro, potássio
- Fibras: inulina
Benefícios
A chicória oferece vários benefícios à saúde. Os principais são:
1. Protege o fígado, vesícula e rins
A chicória possui um efeito hepatoprotetor, pois estimula o funcionamento do fígado e da vesícula biliar, além de estimular a secreção dessa vesícula. Essa planta também evita a formação de cálculos nessas duas estruturas do corpo.
Os benefícios oferecidos aos rins também é na prevenção da formação de cálculos renais. Além disso, ela trata infecções renais e contém propriedades diuréticas que aumentam a produção de urina estimulando, assim, o trabalho renal.
2. Promove a saúde do sistema digestivo
No sistema digestivo, essa planta é benéfica por conta da inulina. A inulina que é um carboidrato presente na raiz desse vegetal, age de forma semelhante às fibras dietéticas. Ela contribui para melhorar o funcionamento gastrointestinal, principalmente do intestino, porque estimula os movimentos peristálticos da parede intestinal melhorando a sua motilidade, além de ajudar na formação do bolo fecal.
Ainda, a inulina neutraliza a ação de ácidos presentes no corpo, ou seja, age reduzindo a acidez do organismo. Ela também estimula a secreção dos sucos gástricos melhorando o processo digestivo.
A chicória, portanto, promove a saúde intestinal porque melhora a digestão, combate doenças como a constipação (prisão de ventre) e previne doenças como o câncer de estômago e do intestino.
3. Promove a saúde da pele
Esse vegetal melhora a saúde da pele, além dos cabelos e das unhas, por causa das propriedades antioxidantes, especialmente os betacarotenos. Estes antioxidantes agem não só melhorando a saúde dessas estruturas, mas também previne doenças e o envelhecimento precoce da pele.
4. É antioxidante
Essa planta é rica em antioxidantes. Essas substâncias atuam no organismo auxiliando na prevenção de doenças como doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas e alguns tipos de câncer.
Os antioxidantes agem combatendo os radicais livres presentes no organismo. Esses radicais são derivados de processos oxidativos que ocorrem no corpo e de fontes externas como poluição, radiação, estresse, fumo, álcool, alimentação rica em açúcar refinado, gordura e sal, entre outras fontes.
As substâncias antioxidantes neutralizam a ação desses radicais livres ou agem eliminando-os do organismo impedindo-os, então, de exercerem seus efeitos maléficos à saúde.
5. Controla a diabetes e o colesterol
Essa planta também ajuda a controlar a diabetes. Ela possui propriedades que ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue.
Além disso, a chicória também contribui para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos prevenindo doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto e AVC (acidente vascular cerebral).
6. Ajuda a emagrecer
A chicória possui apenas 23 calorias a cada 100g e contribui para a perda peso. Esse benefício ocorre porque essa planta é pobre em calorias, o que não interfere na quantidade total de calorias ingeridas durante o dia.
Além disso, as fibras desse vegetal mantêm a ingestão alimentar mais controlada à medida que garantem mais saciedade ao corpo quando ingeridas. Dessa forma, a fome fica retardada e a ingestão calórica também fazendo com que haja a perda de peso.
7. Outros benefícios
A chicória também é utilizada como anti-inflamatória, antipirética, analgésica, antigripal e tosses, antiespasmódica, vermífuga, emenagoga. Também age como um depurativo do sangue, como um tônico e estimula o sistema imunológico.
Ainda, ela trata problemas estomacais, diarreias, icterícias, escorbuto, doenças nas articulações e inflamações hepática e intestinal.
Utilização da chicória
Toda a planta da chicória pode ser utilizada. As folhas são mais utilizadas com a finalidade medicinal para a fabricação de remédios e culinária em diversas preparações.
A raiz da chicória é uma planta rica em nutrientes. Como visto, é contém em fibras, principalmente a inulina, e esse carboidrato tem sido muito utilizado na produção industrial de produtos em países da Europa, ao contrário do Brasil que não ainda utiliza esse vegetal em larga escala para a extração da inulina.
A inulina pode ser utilizada na produção de alimentos funcionais e como um substituto do açúcar e da gordura, sem adição de calorias, para a fabricação de alimentos light, no fat ou low fat.
Outro componente presente na raiz da chicória é o látex. Este composto é utilizado como um agente depurativo, laxante, diurético, além de ter propriedades tônicas.
Como consumir
A chicória pode ser consumida na forma de hortaliça em saladas cruas podendo substituir a alface, ou de forma refogada. Em muitos lugares, é utilizada como um condimento substituindo o coentro.
Também pode ser utilizada na preparação de molhos, sopas, sucos, tortas e pratos como peixes e mariscos, em pratos típicos da região norte como o tucupi e o tacacá e em outro pratos com carnes vermelhas e aves.
A raiz da chicória torrada e moída é utilizada para a produção de café por causa o sabor amargo. A raiz também pode ser utilizada na preparação de chás e xaropes. No caso de xaropes, a chicória é um dos componentes junto com o maná.
Receitas
1. Salada refogada de chicória
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá chicória picada
- 1 xícara de repolho roxo picado
- ½ cebola picada
- 1 dente de alho amassado
- Azeite extravirgem para untar
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Unte uma frigideira. Coloque o dente de alho e a cebola e deixe dourar. Acrescente a chicória e o repolho e deixe refogar. Adicione o sal.
2. Omelete com chicória
Ingredientes:
- 2 ovos
- ½ xícara de chá de chicória picada
- 1 colher de sopa de cebola picada
- 1 colher de sopa de tomate picado
- 1 colher de sopa de queijo ralado fresco
- 1 pitada de sal
- Azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco para untar
Modo de preparo:
Em um recipiente coloque os ovos. Acrescente os ingredientes e misture bem. Em uma frigideira untada, coloque essa mistura e espalhe por toda a frigideira. Deixe o omelete dourar, vire e deixe dourar do outro lado. Recheie a gosto.
3. Suco de chicória
Ingredientes:
- 1 folha de chicória
- Suco de ½ limão
- 1 fatia média de maçã com casca
- Raspas de gengibre
- 200 ml de água
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater bem. Tome sem coar.
4. Sopa fria de chicória
Ingredientes
- 1 copo de água filtrada
- 1 copo de leite
- 1 maço de chicória
- 1 punhado de cebolinha
- Sal e temperos a gosto
Modo de preparo
Lave bem a chicória e a cebolinha. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture tudo. Se preferir, pode substituir o leite por iogurte na mesma quantidade. Uma dica e tomar a sopa com pão.