Os quadros podem variar entre anemia e falência cardíaca
Quando o assunto é e beleza, você já deve ter ouvido que a cor do esmalte pode falar muito sobre uma mulher. Mas se o tema é saúde, as UNHAS em si podem dizer muito mais. Mudança de cor, formato e textura podem ser indícios de diversas doenças, que variam entre de uma anemia até uma grave insuficiência cardíaca, por exemplo.
Sendo assim, conheça quatro males denunciados pelas suas unhas!
QUADRO CLÍNICO: unhas abauladas (em forma de bola de gude)
Indício de: FALÊNCIA PULMONAR OU CARDÍACA
Quando você poderia imaginar que algo tão grave é capaz de ser revelado pelo formato das suas unhas? “Esse formato de bola de gude se dá por conta da falta de oxigênio nas extremidades, quadro típico dessas insuficiências. Para o tratamento, você pode ir primeiro a um bom clínico geral, e é possível que, em seguida, ele te encaminhe para um CARDIOLOGISTA ou PNEUMOLOGISTA para solucionar o problema”, diz o DR.VALCINIR BEDIN, dermatologista, tricologista, nutrólogo e Presidente da SOCIEDADE BRASILEIRA DO CABELO (SBC).
QUADRO CLÍNICO: unhas com metade branca
Indício de: INSUFICIÊNCIA RENAL OU CIRROSE HEPÁTICA
Segundo o médico, a metade da unha fica branca porque “com a deficiência na filtragem realizada pelos rins e fígado, os aminoácidos se concentram nessa área do corpo, formando uma queratina dura na metade inferior da unha. Mais uma vez, o ideal é consultar um bom clínico geral em um primeiro momento, que pode te encaminhar para um NEFROLOGISTA, se o problema for nos rins; ou para um GASTROENTEROLOGISTA, caso seja no fígado. Algumas soluções envolvem avaliação da função renal, diálise renal e até transplante de fígado”.
QUADRO CLÍNICO: unhas em forma de colher
Indício de: ANEMIA PROFUNDA
É comum ouvir que você sabe que alguém está anêmico quando o branco dos olhos fica amarelado, um quadro conhecido como icterícia. No caso das unhas, isso também fica claro quando o meio delas fica mais fundinho. “A falta do ferro leva ao amolecimento da queratina e ao afundamento do leito ungueal. Consulte um CLÍNICO GERAL e se for o caso, um bom NUTRÓLOGO também para o tratamento, que é feito com a reposição de nutrientes e ferro”, esclarece Dr. Bedin.
QUADRO CLÍNICO: unhas descamando
Indício de: CARÊNCIA DE VITAMINAS
A falta de vitaminas é um dos males mais comuns, hoje em dia, por diversos fatores. Um dos indícios apontado pelas unhas é a descamação. Segundo o médico, “elas são feitas de queratina, que é uma proteína feita, por sua vez de aminoácidos e vitaminas. Uma vez que eles estejam em falta no organismo, o processo de descamação se inicia. O tratamento é feito com a REPOSIÇÃO COM POLIVITAMÍNICOS, mas apenas sob orientação profissional de um CLÍNICO GERAL ou NUTRÓLOGO. E alimentar-se bem sempre ajuda!”.