A Polícia Civil de São Paulo prendeu um homem que teria ajudado dois detentos a fugirem de um presídio em Guarulhos, em julho de 2003.
O suspeito, de 33 anos, sequestrou um piloto de helicóptero e obrigou o condutor da aeronave a pousar na cadeia.
Os detentos que seriam resgatados eram dois assassinos, condenados por matar um policial do Deic, mas a operação não deu certo. Na ocasião, o helicóptero chegou a pousar na prisão, mas agentes penitenciários atiraram contra o piloto e fuga foi impedida.
O delegado Antônio José Pereira, do Deic, explica que o criminoso conseguiu escapar da prisão, após receber o benefício da saída temporária do dia dos Pais.
“Em 2003 ele arquitetou a fuga do presídio para resgatar os dois indivíduos. Ele foi para lá, houve troca de tiros, estava armado de pistola. O piloto foi baleado e todos foram presos. Em 2003 ele foi autuado em flagrante e condenado a 33 anos em regime fechado. Conclui 12 anos e no regime semiaberto, no primeiro final de semana do Dia dos Pais, ele abandonou o sistema”, disse.
De acordo com o delegado Antonio José Pereira, o suspeito passou a utilizar documentos falsos, após a fuga, para não ser identificado.
Ele foi detido por policiais do Deic, em um imóvel no bairro de Pirituba, na Zona Oeste de São Paulo.
*Informações do repórter Vitor Brown- Jovem Pan