26.5 C
Brasília
HomeSaúdeCardápio certo! Saiba o que pode melhorar ou piorar sua cólica menstrual

Cardápio certo! Saiba o que pode melhorar ou piorar sua cólica menstrual

Alguns nutrientes presentes em vários alimentos podem transformar seu dia para o bem ou para o mal

Quem tem CÓLICA MENSTRUAL, sabe o perrengue que é querer viver sua vida normal e estar impedida pela dor. O que talvez você não saiba, é que é dá para amenizar o sofrimento com os alimentos certos, ou mesmo piorá-lo se comer os errados. Conheça essa turma e veja quem é seu amigo e de quem você deve se afastar!

ALIADOS

CACAU

Que bom saber que o chocolate é uma mão amiga nesse momento tão difícil, não é menina? “O cacau possui um aminoácido chamado triptofano, que ajuda na produção da serotonina (hormônio do prazer), e AUXILIA A DIMINUIR OS SINTOMAS DE CÓLICA, ANSIEDADE E IRRITABILIDADE dessa fase menstrual. Podemos consumir os chocolates com 75 a 85% cacau, pois eles possuem mais cacau e menos gordura e açúcar”.

Foto: CentralITAlliance1/istock

O CÁLCIO DE OPÇÕES COMO O LEITE DIMINUEM O SOFRIMENTO DA CÓLICA.

CÁLCIO

Os alimentos ricos em cálcio como o leite desnatado e iogurte desnatado AUXILIAM A DIMINUIR OS SINTOMAS DA CÓLICA. Mas “precisamos da VITAMINA D para ajudar na absorção do cálcio, e essa vitamina você consegue ‘pegando’ sol e comendo peixes como salmão e sardinha”.

Foto: lisaaMC/istock

A VITAMINA B6 DE ALIMENTOS COMO A AVEIA DIMINUEM A SENSIBILIDADE DOS SEIOS INCHADOS.

VITAMINA B6

Presente nos cereais integrais como a aveia, e no grão de bico, a profissional conta que “essa vitamina trabalha para DIMINUIR A SENSIBILIDADE DOS SEIOS”.

Foto: AntonioGuillem/istock

BEBER MUITO LÍQUIDO AJUDA NA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS TÍPICA DESSES DIAS.

ÁGUA E CHÁS

Manter-se hidratada COMBATE O INCHAÇO. “Podemos ingerir água e chás sem cafeína (camomila, erva doce, hortelã, etc.). O chá de camomila, principalmente, AGE COMO CALMANTE NATURAL”, afirma a nutricionista.

VILÕES

Foto: amenic181/istock

TUDO O QUE TEM CAFEÍNA PIORA AS CONTRAÇÕES.

CAFEÍNA

Sim, o cafezinho tão querido não cai bem nesses dias tensos. Mas outros companheiros do dia a dia que também devem ficar de lado. “A cafeína estimula os movimentos peristálticos E PIORA AS CONTRAÇÕES, com isso pode ocasionar piora na cólica menstrual. Portanto deve-se evitar: café, chá preto, chá mate, chá verde e refrigerantes. O excesso de cafeína TAMBÉM PODE CAUSAR INCHAÇO, o que piora a sensibilidade nos seios”, ressalta a profissional.

Foto: ariwasabi/istock

O SÓDIO QUE VEM NO FAST FOOD CAUSA O TÃO DETESTADO INCHAÇO.

SÓDIO

O excesso da ingestão de sódio presente em alguns alimentos OCASIONA UMA MAIOR RETENÇÃO DE LÍQUIDOS, e causa inchaço. “Precisamos ter cuidado com produtos industrializados que escondem muito o sódio, como fast food e biscoitos, por exemplo”, alerta a expert.

Foto: rez-art/istock

CARNES GORDAS COMO COSTELA DEVEM SER EVITADAS POIS AUMENTAM OS SINTOMAS DA CÓLICA.

GORDURA

Nesse caso, se você pensar bem, que bom que a gordura não está liberada aqui, né? “Alimentos com muita gordura PIORAM OS SINTOMAS DA CÓLICA MENSTRUAL, POIS ELEVAM A PRODUÇÃO DE PROSTAGLANDINAS (ELAS AUMENTAM A SENSIBILIDADE). Portanto cuidado com as carnes vermelhas que contêm mais gordura como picanha, fraldinha, costela, cupim, linguiças, bacon, doces e leite integral. O excesso de gordura atrapalha a absorção de magnésio, um tipo de mineral que ajuda nas câimbras e dores”.

Veja Também