24.5 C
Brasília
HomeBrasíliaManutenção corta fornecimento de água em Sobradinho nesta quarta

Manutenção corta fornecimento de água em Sobradinho nesta quarta

Medida atinge condomínios Verde Vale, Morada da Serra e Mini Chácaras. Corte será de 8h às 18h e vai afetar 4.280 pessoas na região do DF.

Hidrômetros em laboratório da Caesb, no DF (Foto: Renato Araújo/Agência Brasília)

Condomínios de Sobradinho II, região administrativa a 25 quilômetros do centro de Brasília, ficarão sem abastecimento de água nesta quarta-feira (23). A interrupção no fornecimento será de dez horas. De acordo com a Caesb, a falta de água será para manutenção no sistema. A companhia também informou que o desligamento é programado, apenas para melhoria no sistema de abastecimento de água, e não tem nada a ver com as medidas adotadas para combater a crise hídrica.

A falta de água deve atingir os condomínios Verde Vale, Morada da Serra e Mini Chácaras. O corte começa às 8h e a previsão é que a água volte às torneiras por volta de 18h. Cerca de 4.280 unidades consumidoras serão afetadas. A medida não faz parte de plano de racionamento e dimunuição da pressão da água.

Segundo a Caesb, é importante que todas as unidades tenham um reservatório de água com capacidade para armazenar pelo menos a quantidade necessária para 24 horas de consumo. Moradores e comerciantes de regiões afetadas podem tirar dúvidas pelo telefone 115.

Crise hídrica
A Caesb anunciou na última segunda-feira (21), quando o reservatório do Descoberto voltou a superar os 20% de volume útil pela primeira vez em 11 dias, que vai reduzir a pressão nos hidrômetros de Ceilândia a partir da próxima quarta-feira (23). Em seguida, a medida será implementada entre 7h e 19h em outras 14 regiões administrativas para economizar entre 5% a 10% o consumo de água.

A partir de 28 de novembro, as regiões de Vicente Pires e Colônia Agrícola Samambaia também vão sofrer a redução da pressão da água. Em 2 de dezembro é a vez de Samambaia, que será seguida por Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria no dia 7 de dezembro.

Depois, sofrem a redução no dia 12 de dezembro Águas Claras, Arniqueiras, Taguatinga e Riacho Fundo I. Dois dias depois, Park Way, Candangolândia e Núcleo Bandeirante serão alvo da intervenção da companhia.

O DF está autorizado a executar um programa de racionamento desde que o nível de um dos reservatório do Descoberto caiu abaixo de 20%. A Caesb disse que implantará a restrição quando considerar ser “o momento mais oportuno”.

O plano de racionamento, com as medidas a serem adotadas em cada região do DF, deverá ser informado pela Caesb a cada semana, e informado à população com 24 horas de antecedência. A Adasa estabeleceu que o racionamento deverá ser aplicado por, no máximo, 24 horas seguidas em cada região.

Entre as mudanças previstas, está a redução na pressão da rede de distribuição. Isso significa que a água chega mais fraca nas torneiras e nos chuveiros da capital. Em dias alternados, a Caesb também pode fazer um rodízio no fornecimento de água. A Adasa diz garantir que todos serão afetados igualmente, sem preferência para regiões ou faixas de consumo.

Veja Também