Educador financeiro dá soluções simples mas que exigem empenho para chegar ao sucesso
Você já imaginou uma vida SEM DÍVIDAS? Podendo fazer planos porque sim, todas as contas serão pagas? Não, não precisa ser rica para isso. O negócio é ser ORGANIZADA para chegar a um dos maiores desejos de todo mundo: INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA. Veja cinco passos para chegar lá!
DÊ UM PASSO DE CADA VEZ
Você conhece o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”? Ele faz todo sentido nesse caso! “Se você é do tipo que quer atingir resultados rápidos, provavelmente não conseguiu poupar nada até hoje. É duro, mas é verdade. Por isso bloqueie esse comportamento imediatista e encare essa reeducação financeira como um estilo de vida, na qual você vai aprender a valorizar o dinheiro suado que recebe, fazê-lo trabalhar a seu favor e construir um futuro estabilizado”, afirma ROBINSON TROVÓ, EDUCADOR FINANCEIRO e criador da Trovó Academy.
TENHA AO SEU LADO PESSOAS QUE TE APOIAM
Ao tomar a decisão de dar valor ao seu dinheiro e viver a vida que realmente pode bancar, compartilhe isso com seus amigos e familiares. Eles são uma das maiores tentações para fazer gastar, por isso é importante que respeitem sua decisão. “É muito difícil manter a disciplina se sua amiga quer passear no shopping toda semana ou seu marido continua estourando o limite do cartão. Muitos casais se divorciam e amizades acabam por problemas financeiros, que geralmente começam na falta de transparência e comunicação”, revela o profissional.
COMECE SUA APOSENTADORIA HOJE
Se você não pensa em como vai viver quando parar de trabalhar, comece a fazer isso agora. E isso vale para todos, quem tem carteira assinada e quem trabalha como autônomo. A velhice é inevitável, e de acordo com Trovó, “ninguém quer chegar nesse período da vida tendo que trabalhar ou gastando o pouco dinheiro que recebe com remédios e planos de saúde. Por isso, esqueça o INSS e comece a pensar já em alguns investimentos para curtir sua aposentadoria tranquila”.
VIVA UMA VIDA QUE PODE BANCAR
Muita gente anda endividada porque compra o que não precisa para viver uma vida que não podem pagar. “Esqueça isso. Usar o limite do cheque especial para comprar aquela sandália cara só por que o mercado da moda diz que ela é tendência é um dos maiores erros que você pode cometer com o seu dinheiro. Portanto, se o objetivo é conquistar sua independência financeira, reduza os gastos com compras desnecessárias e viva uma vida de acordo com o seu bolso”, orienta o especialista.
SAIBA ONDE QUER CHEGAR
Na busca pela independência financeira, vale a famosa frase que diz que “se você não sabe aonde ir, qualquer caminho serve”. Assim, é importante saber quanto se busca receber como renda. “Lembre-se, assim como não há um rendimento ideal, já que depende das exigências de cada um, não existe um salário ideal para se começar a poupar e chegar ao ponto de viver de renda. A independência financeira não depende de quanto você ganha, e sim de quanto você gasta”, esclarece o educador financeiro.