Eleitores de outras regiões tiveram 11 postos para apresentar justificativa. Quem não votou, precisa ir a um cartório eleitoral até o dia 1º de dezembro.
Quem não conseguiu votar neste domingo tem até o dia 1º de dezembro (ou 29 de dezembro, onde houver segundo turno) para apresentar a justificativa a um cartório eleitoral. Após esse prazo, é preciso pagar uma multa que varia de R$ 3 a R$ 30.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a Faculdade Anhanguera, os shopping Conjunto Nacional e Pátio Brasil foram os locais que registraram o maior número de pessoas, com 9943, 9342 e 7649, justificativas, respectivamente. O tribunal afirmou que as longas filas foram motivadas pela concentração de pessoas nesses três pontos e que os demais postos registraram uma média de 2 mil justificativas, cada um.
Eleitores registrados em outros estados que estiverem no Distrito Federal neste domingo (2) puderam justificar ausência nas eleições municipais em 11 postos espalhados pela capital. Os endereços também valem para a justificativa de segundo turno, no próximo dia 30.
O Distrito Federal não realiza eleições para prefeito e vereador – por isso, quem tem título registrado no DF não precisa votar e nem justificar ausência. Os pontos deverão ser utilizados apenas por quem está fora de seu endereço eleitoral e, por isso, não poderá votar na cidade de origem do título.
Os 11 postos funcionaram de 8h às 17h e seguirão o mesmo formato no dia do segundo turno. No total, serão 529 agentes eleitorais e 94 mesas. O formulário de justificativa pode ser baixado pela internet e preenchido com antecedência, mas a assinatura no pé da página deve ser feita na presença dos mesários.
Para justificar a ausência, o eleitor precisa levar um documento oficial com foto e o número do título de eleitor. O número, formado por 16 dígitos, pode ser consultado no site da Justiça Eleitoral – basta informar nome, data de nascimento e o nome da mãe.
Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação), tem o título de eleitor suspenso. Se tiver alguma ausência não justificada, o eleitor também fica impedido de se inscrever em concursos, assumir cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade e pegar empréstimo na Caixa Econômica, entre outras sanções.
Quem tiver dúvidas sobre a necessidade de justificar voto ou sobre os documentos necessários, por exemplo, pode entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do DF pelo telefone 3048-4000. A central funciona em horário comercial e estará disponível nos dias de votação, também de 8h às 17h.
Confira o endereço dos 11 postos de justificativa do DF, abertos nos dias 2 e 30:
– Shopping Pátio Brasil, na Asa Sul
– Rodoviária Interestadual de Brasília, às margens da Epia
– Salão de Múltiplas Funções da Administração Regional do Paranoá
– Faculdade Faciplac, no Gama
– Centro Educacional La Salle, em Sobradinho
– Salão Comunitário do Núcleo Bandeirante
– Centro de Ensino Fundamental 404, em Samambaia
– Shopping Conjunto Nacional, na Asa Norte
– Faculdade Anhanguera, em Águas Claras
– Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek
– Fundação Bradesco, em Ceilândia