23.1 C
Brasília
HomeBrasíliaFaça um espetacular passeio pelo módulo da Apollo 11

Faça um espetacular passeio pelo módulo da Apollo 11

Página na internet permite explorar em 3D detalhes do interior de Columbia, o módulo de controle da missão Apollo 11, que levou o homem à Lua

Columbia, como é chamado o módulo de comando, trouxe Neil Armstrong e seus companheiros, Michael Collins e Edwin 'Buzz' Aldrin, de volta à Terra (Smithsonian Institution/Divulgação)
Columbia, como é chamado o módulo de comando, trouxe Neil Armstrong e seus companheiros, Michael Collins e Edwin ‘Buzz’ Aldrin, de volta à Terra (Smithsonian Institution/Divulgação)

Na última semana, a Nasa comemorou o aniversário de 47 anos da chegada do homem à Lua. Para celebrar o feito, o Instituto Smithsonian, um complexo americano de museus e entidades de pesquisa, disponibilizou um mapa interativo em 3D do módulo de comando da missão Apollo 11. Columbia, como é chamado o módulo, levou os astronautas Neil Armstrong,  Michael Collins e Edwin ‘Buzz’ Aldrin até a Lua.

A missão, que durou oito dias, pousou no satélite em 20 de julho de 1969 e retornou à Terra quatro dias depois. Columbia trouxe os astronautas e foi a única parte do módulo recuperada. Desde então, ele está no Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos.

Em conjunto com a Smithsonian, uma equipe da Autodesk, companhia voltada à tecnologia, analisou os detalhes da nave e captou cerca de 7 terabytes de dados. Ao colocar todas as informações juntas, como em um quebra-cabeça, eles conseguiram realizar o modelo 3D, que está disponível em uma plataforma interativa que permite explorar o interior de Columbia.

apollo-02

Allan A. Needell, curador do Museu Nacional do Ar e Espaço, do Smithsonian, contou em um vídeo que o trabalho revelou detalhes históricos que haviam passado despercebidos: os astronautas realizaram marcações a lápis e à caneta nas paredes de Columbia, incluindo um calendário improvisado, feito por Michael Collins, onde a tripulação marcava os dias passados na missão.

 

Abaixo, confira o filme que mostra o desenvolvimento do projeto (em inglês):

Veja Também