19.5 C
Brasília
HomeBrasíliaMóveis lança festival com show no DF comemorando dez anos de ‘Idem’

Móveis lança festival com show no DF comemorando dez anos de ‘Idem’

Evento tem também shows com Liniker e os Caramelows e Felipe Cordeiro. Festa acontece no Centro Comunitário da UnB nesta sexta-feira, às 22h.

Banda Móveis Coloniais de Acaju (Foto: Eduardo Borem/Divulgação
Banda Móveis Coloniais de Acaju (Foto: Eduardo Borem/Divulgação

O Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB) recebe nesta sexta-feira (13) o lançamento do ´”Festival Móveis Convida”. A festa começa às 22h e tem como atrações Móveis Coloniais de Acaju, Liniker e os Caramelows e Felipe Cordeiro. A programação tem ainda as pistas Afete-se e Pequila.

O show do Móveis comemora “dez anos + 1” do lançamento de “Idem”, primeiro álbum de estúdio do grupo, gravado em 2005. A estreia em disco aconteceu em 2001, com o EP que leva o nome do grupo.

Formada em 1998, a banda mistura rock, música brasileira e ska com elementos de  ritmos do leste europeu. Os próprios integrantes definem o estilo como “Feijoada búlgara”.

Um dos pontos marcantes na trajetória do Móveis é a participação em festivais importantes de música. No currículo, estão shows no Bananada, de Goiânia, Curitiba Rock Festival, Porão do Rock, Brasília Music Festival, Festival de MPB da Unesp de Ilha Solteira, Feira Música Brasil (FMB), de Recife, Festival Indie Rock e no Rock In Rio de 2011.

Banda Liniker e os Caramelows. (Foto: Leila Penteado)
Banda Liniker e os Caramelows. (Foto: Leila Penteado/Divulgação)

O sucesso em eventos com bandas fez com que o grupo criasse o próprio festival. A primeira edição aconteceu no fim de 2005 e a última, em abril de 2009. Mais de 20 artistas já participaram, entre eles Pato Fu, Los Hermanos e Black Drawing Chalks. Nas edições anteriores, o público médio foi de 4 mil pessoas.

Outras atrações
Liniker e os Caramelows misturam funk, soul e R&B no que eles definem como “Música Preta Brasileira”. O grupo já gravou o EP “Cru” e prepara o lançamento do primeiro álbum “Remonta” para o segundo semestre. O cantor diz que o disco será “caramelizado”, “cheio de textura e da gordura gostosa”.

Cantor Felipe Cordeiro se apresenta no Sesc São José (Foto: Caroline Bittencourt/ Divulgação)

As músicas falam de amor e relacionamentos com as letras do vocalista em bases e arranjos criados pelos outros integrantes. No show, eles exploram coisas “além da música”, com recursos cênicos.

Parceiro de Arnaldo Antunes na faixa “Ela é tarja preta”, o paraense Felipe Cordeiro mistura música brega, merengue, carimbo e guitarrada. Filho do produtor Manoel Cordeiro, que trabalhou com artista como Beto Barbosa, Frank Aguiar e Roberta Miranda, o músico estreou em disco com “Kitsch pop cult”.

Lançamento do ‘Festival Móveis Convida’

Atrações: Móveis Coloniais de Acaju; Lineker e os Caramelows; e Felipe Cordeiro
Local: Centro Comunitário da UnB
Data: sexta-feira (13)
Horário: 22h

Veja Também