A Silent Partner, uma startup britânica, desenvolveu um dispositivo capaz de anular o barulho de roncos. O aparelho utiliza o que se chama em física de “interferência destrutiva” para reduzir o som do ronco. “Trata-se de uma tecnologia que utiliza duas ondas sonoras de igual frequência, que em conjunto se anulam”, disse Netanel Eyal, presidente da Silent Partner, à rede britânica BBC.
Tal princípio, o de cancelamento de ruídos, é frequentemente encontrada em fones de ouvido. A anulação do barulho do ronco, em conjunto com um mecanismo de isolamento, impede que as vibrações sonoras cheguem ao parceiro criando uma “zona de silêncio” ao redor do roncador.
O dispositivo se prende ao nariz do paciente por meio de adesivos e vem com uma bateria recarregável por cabos USB. De acordo com a companhia, a produção do SmartPatch deve começar ainda neste ano.
Estima-se que cerca de 40% a 60% da população sofram com o ronco. O problema é causado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas.