Fotografias que mostram a cidade de Nanquim, na China, envolta em uma névoa em tom violeta se tornaram virais na internet nessa quarta-feira, enquanto milhões de cidadãos sofrem com o mais recente surto de poluição tóxica do país. O céu púrpura florescente – aparentemente resultado da mistura da poluição local com as cores do pôr do sol – chegou a ser o segundo tópico mais comentado na rede social Weibo, a substituta do Twitter no país asiático.
Até mesmo a agência de notícias oficial da China, a Xinhua, se impressionou com o fato e postou fotografias em seu perfil no Twitter, com a frase: “Fumaça rosa?”. Alguns internautas reagiram irritados, afirmando que a imprensa local está cobrindo a crise de poluição nacional de forma inocente e falhando em cobrar o governo de Pequim por melhoras. “O governo não tomou medidas efetivas para controlar a poluição e nós temos que pagar por isso com nossa saúde”, postou um usuário do Weibo em sua página.
O jornal local Nanjing’s Modern Express tentou acalmar seus leitores, informando que a cor no céu era causada pela combinação do brilho do pôr do sol com um pico momentâneo de poluição, e não um poluente específico. Segundo Liu Hongnian, um cientista da Universidade de Nanquim ouvido pelo jornal, a fumaça da poluição só toma três cores: branca, cinza e marrom. Colorações rosa ou lilás no céu não representavam nenhum tipo de ameaça para a saúde da população.
A poluição em Nanquim atingiu níveis 10 vezes superiores aos considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nessa terça e quarta feira. Muitas escolas tiveram de cancelar suas atividades ao ar livre. Mais ao norte do país, a qualidade do ar estava ainda pior.
Em Pequim, que declarou um alerta vermelho de poluição pela primeira vez na história no início do mês, estações de monitoramento ambiental reportaram níveis “perigosos” de partículas como a PM2.5 ( as mais finas e suscetíveis a se infiltrarem no pulmão) no ar.