19.5 C
Brasília
HomeBrasíliaVendas no comércio caem 3,8%

Vendas no comércio caem 3,8%

Somente calçados, farmácia e perfumaria registraram melhora

O comércio de Brasília registrou queda de 3,8% nas vendas no mês de setembro na comparação com agosto. Já o setor de serviços apresentou queda de 5,96%. O declínio representa a sexta queda consecutiva para o comércio neste ano. No acumulado dos últimos 12 meses, comércio e serviços apresentam, juntos, um saldo negativo de 18,78%, indicando um ano de comportamento ruim em três trimestres seguidos.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio, com apoio do Sebrae. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, aponta que o ano de 2015 está sendo difícil para o setor terciário em todo o País: “Neste ano, o comércio passa por uma intensa desaceleração, afetado pelo menor ritmo da economia, pelo desemprego, pelo crédito mais restrito e pela alta da inflação”.

Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços. Os únicos seguimentos do comércio que apresentaram crescimento em vendas no mês de setembro foram os setores de Calçados e Farmácia e Perfumaria. Já as Óticas, Floriculturas e Livrarias estão no grupo que perderam número de vendas. Já na área de serviços, apenas o segmento de Agência de Viagem teve crescimento. Casas de eventos, ensino de idiomas e autoescolas tiveram variações negativas de 17% a 6%.

Veja Também