18.5 C
Brasília
HomeBrasíliaVentania de 70 km/h causa estragos e apagão em Rio Preto

Ventania de 70 km/h causa estragos e apagão em Rio Preto

Mais de 100 mil pessoas ficaram sem energia em toda a região. Muitas árvores caíram e aeroporto precisou ser fechado.

4558093_x360

A chuva e o vento forte que atingiram São José do Rio Preto (SP) na noite de quinta-feira (22) provocaram estragos e causaram um apagão na região. Pelo menos 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica durante a noite. Nesta sexta-feira (23), ainda há muitos moradores que continuam sem energia como nos bairros de Rio Preto Parque das Amoras, Duas Vendas, Jardim Planalto, Dom Lafayette, Vila Elmaz e Cristo Rei.

De acordo com a Defesa Civil, a ventania chegou a 70 km/h. Muitas árvores foram arrancadas. Na avenida Philadelpho Gouveia Neto, uma delas foi partida ao meio. Por causa do apagão, os comerciantes tiveram de improvisar com velas, enquanto outros optaram por fechar as portas mais cedo.

O comerciante Gilmar Gomes conta que cadeiras voavam. “Parecia um ciclone, foi feio.” Mesma sensação teve o entregador Reverson Moretti que disse que o vento veio de repente. “Foi tudo muito rápido e logo ficamos sem energia”, diz.  A dona de casa Mara do Carmo teve de usar velas para iluminar a casa que ficou totalmente no escuro.

O aeroporto de Rio Preto teve de ficar fechado para pousos e decolagens por causa da ventania. Um vôo que seguia de Marília (SP) para São Paulo teve que desviar para Rio Preto. O  administrador Fernando Reis conta que havia muita turbulência e, em princípio, o piloto tinha avisado que seguiria direto para Viracopos, mas teve de desviar e pousar em Rio Preto por causa do temporal.

O temporal também atingiu outras cidades da região de Rio Preto. Em Itajobi (SP), os moradores foram pegos de surpresa com um redemoinho de poeira que se formou na cidade. Em Mirassol (SP), uma pessoa ficou presa no elevador de um prédio e só conseguiu sair com a ajuda dos bombeiros. Em toda a região de Rio Preto, mais de 100 mil pessoas ficaram sem energia.

Em Itajobi, um redemoinho de poeira foi registrado (Foto: Arquivo Pessoal)
Em Itajobi, um redemoinho de poeira foi registrado (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Veja Também