19.5 C
Brasília
HomeBrasíliaCronograma de pagamento de reajustes será apresentado na sexta (23)

Cronograma de pagamento de reajustes será apresentado na sexta (23)

Decisão foi tomada após reunião, na Câmara Legislativa, entre representantes do governo, deputados distritais e sindicalistas

O governo de Brasília vai apresentar um cronograma de pagamento de reajustes dos servidores públicos na sexta-feira (23). O compromisso foi fechado após uma reunião, nesta terça (20), na Câmara Legislativa, entre representantes do Executivo, deputados distritais e sindicalistas. Os parlamentares sinalizaram a intenção de votar pelo menos sete projetos de lei apresentados e que devem incrementar a arrecadação do Distrito Federal em 2016. Com base nessas possíveis novas fontes de receitas, será construído o calendário para a concessão dos aumentos a 32 categorias profissionais validados pela administração anterior sem a devida previsão orçamentária.

Em função da grave crise financeira desta gestão, os reajustes autorizados em 2013 tiveram de ser adiados. Para o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, por acordo, nenhuma proposição que constitua incremento de tributos será votada. “A intenção é que os deputados apreciem propostas que garantam receitas que não impactem o bolso do contribuinte. A Secretaria de Fazenda vai trabalhar para avaliar o potencial de arrecadação de cada uma delas e, na sexta, ofereceremos o cronograma aos sindicatos.”

As lideranças sindicais receberão o calendário e o levarão para as categorias deliberarem. Caso o teor do documento seja aprovado nas assembleias a serem convocadas, a Câmara Legislativa inicia a votação dos projetos de lei de interesse do Executivo.

Além de Sérgio Sampaio, compareceram ao encontro o secretário de Relações Institucionais (que assumirá a Secretaria de Mobilidade), Marcos Dantas, e o administrador regional do Plano Piloto (futuro secretário-adjunto da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais), Igor Tokarski.

Exemplos de projetos
Entre os sete projetos de lei protocolados que devem ser apreciados pela Câmara Legislativa, um trata da venda de 32 imóveis do governo de Brasília e de 13 da antiga Sociedade de Abastecimento de Brasília. A retificação da poligonal do Parque Ezechias Heringer, no Guará, também pode gerar receita ao DF. A ideia é desmembrá-la e vender uma área degradada, mas, em compensação, incorporar uma outra ao parque.

Integra, ainda, as propostas do governo a cobrança diferenciada da taxa de limpeza urbana para grandes geradores de resíduos sólidos. O plano é que empreendimentos de maior porte — portanto, produtores de mais lixo — arquem com os custos da coleta.

Agência Brasília
Veja Também