O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília recebe a partir desta sexta-feira (4) a 11ª edição da Expominas, que celebra a cultura de Minas Gerais, coloca à venda produtos típicos e oferece shows de teatro e música. Entre as atrações deste ano estão os cantores Lô Borges, Renato Teixeira e Sérgio Reis, a dupla Bruno César e Fabiano, o grupo Catira e o humorista Véi das Potocas.
Nesta edição a feira homenageia a “Estrada Real”, caminho que ligava a cidade de Parati,no Rio de Janeiro, às províncias do interior de Minas Gerais e que depois foi usada como percurso entre o porto do Rio de Janeiro e às trilhas de exploração de diamantes, em cidades como Vila Rica (Ouro Preto). A estrada possui 1.600 km e é um dos principais roteiros turísticos de Minas Gerais.
Todo o pavilhão será decorados com motivos da estrada, com nomes de trechos, praças e ruas da estrada. Um mapa inspirado no trajeto estará disponível para o público. O espaço terá 219 estantes com produtos típicos como cachaça, queijo, doces, pão de queijo e artesanato.
Um dos programas especiais da festa é o espaço reservado para a cachaça, parceria com o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac). Minas é o principal produtor da bebida artesanal no país.
Ao todo, o estado é responsável por 1,4 bilhão de listros do produto por ano. Cerca de 30% são cachaça artesanal – também conhecida como “de alambique”, a forma original de se fazer a bebida.
Para as crianças, a Expominas oferece apresentações teatrais e musicais em um espaço especial. No local, haverá uma brinquedoteca e atividades infantis.
“Pretendemos transportar o estado de Minas Gerais, especialmente as riquezas da Estrada Real, para dentro do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A cultura de Brasília tem muito de Minas em sua formação”, afirma diretora executiva da Trade Eventos, que organiza a festa, Ruth Souza Maia.
Música
Uma das principais atrações do evento é o cantor e compositor Lô Borges. Fundador do famoso Clube da Esquina, que reuniu artistas como Milton Nascimento, Beto Guedes e Wagner Tiso, entre outros, Lô é autor de músicas como “Paisagem da janela”, “Um girassol da cor dos seus cabelos”, “O trem azul” e “Feira moderna”. Ele se apresenta na próxima quarta (9).
No dia seguinte (10), quem sobe ao palco da Expominas é o cantor Sérgio Reis. Paulistano do bairro de Santana, ele começou na Jovem Guarda, mas foi no sertanejo que encontrou o sucesso. “Coração de papel” é o principal sucesso da primeira fase da carreira. “Menino da porteira”, “Adeus Mariana”, “Disco voador”, “Panela velha”, “Filho adotivo” e “Pinga ni mim” são outras músicas que ficaram conhecidas na voz dele.
Parceiro de palco do “Serjão” em muitas oportunidades, o compositor e cantor Renato Teixeira e a atração de sexta-feira (11). O autor de “Romaria” e “Tocando em frente” é um defensor da música sertaneja de raiz e escreveu “Rapaz caipira”, que fala sobre o preconceito contra moradores do campo.
11ª Expominas
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília
Data: de 4 a 13 de setembro de 2015
Horários: das 16h às 23h, de segunda a sexta; das 10h às 23h, sábados e domingos
Entrada: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Crianças de até 7 anos de idade não pagam entrada e todos os dias, durante a primeira hora de funcionamento, a entrada será franca.
Programação:
Sexta-feira (4)
Chaparral
Véi das Potocas (Stand-up comedy)
Sábado (5)
– Cláudio Lacerda e Grupo Catira
Domingo (6)
Bruno César e Fabiano
Segunda-feira (7)
Enzo e Raphael
Terça-feira (8)
Rony e Roberta
Quarta-feira (9)
Lô Borges
Quinta-feira (10)
Sérgio Reis
Sexta (11)
Renato Teixeira
Sábado (12)
Grupo Catira