32.5 C
Brasília
HomeBrasíliaMinhocão ficará fechado a partir das 15h deste sábado

Minhocão ficará fechado a partir das 15h deste sábado

CET vai realizar novo teste de interdição antecipada do Elevado.
Para a companhia, bloqueio antecipado na Virada não prejudicou trânsito.

O Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, será fechado mais cedo neste sábado (4). O tráfego de veículos será bloqueado às 15h e o uso da via será exclusivo para pedestres e ciclistas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) avalia a possibilidade de antecipar o fechamento do Minhocão em todos os fins de semana. Este é o segundo teste realizado pela para analisar o impacto do bloqueio. Normalmente, o elevado é interditado a partir das 21h30 do sábado e reaberto às 6h30 da manhã.

Primeiro teste
Na Virada Cultural deste ano, em 20 de junho, a companhia fez o primeiro monitoramento do trânsito e constatou que o bloqueio da via às 15h não prejudicou o tráfego.

O estudo aponta que logo após o fechamento do Minhocão houve aumento do fluxo de veículos nas vias sob o elevado. A maior lentidão foi formada no cruzamento da Rua Amaral Gurgel com a Major Sertório, na região Central. A lentidão da Avenida General Olímpio da Silveira se estendeu da Praça Marechal Deodoro até a Rua Traipu, e da Rua das Palmeiras e Sebastião Pereira foi até desde o cruzamento com a Rua Jaguaribe até a Praça Marechal Deodoro.

A CET fez ajustes na programação dos semáforos para reduzir a lenttidão e proibiu o estacionamento na Rua Amaral Gurgel.

O estudo concluiu ainda que é necessário rever a regulamentação de estacionamento na Rua das Palmeiras, Amaral Gurgel, Avenida São João sentido centro-bairro (entre Av. Duque de Caxias e rua Helvétia), Rua Major Sertório e Rua Jaguaribe.

Em maio, vereadores da capital paulista aprovaram, em primeira votação, um projeto de lei pra fechar o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, para a circulação de carros aos sábados. Isso já acontece aos domingos e feriados e também durante a semana, entre as 21h30 e 6h30. O projeto, que é do vereador José Police Neto (PSD), ainda precisa ser aprovado numa segunda votação. Só depois disso é que o prefeito Fernando Haddad (PT) vai decidir se vira lei ou não.

Veja Também