24.5 C
Brasília
HomeDicaAlzheimer: bandana pode detectar os primeiros sinais de demência; entenda

Alzheimer: bandana pode detectar os primeiros sinais de demência; entenda

Imagem mostra cérebro saudável à esquerda e cérebro com Alzheimer à direita. Reprodução — Foto: Reprodução

Sensores na faixa de cabeça detectam ondas cerebrais distintas produzidas quando há um acúmulo anormal das proteínas amiloide e tau no cérebro

Uma faixa usada enquanto você dorme pode detectar os primeiros sinais do Alzheimer, anos antes do aparecimento dos primeiros sintomas. Sensores acoplados à bandana detectam ondas cerebrais distintas produzidas quando há um acúmulo anormal das proteínas amiloide e tau no cérebro, que são características da principal forma de demência.

O monitor desenvolvido por uma equipe da Universidade do Colorado, da Universidade de Miami e da Universidade de Washington, todas nos Estados Unidos, usa eletroencefalografia (EEG) para observar padrões de ondas cerebrais que podem indicar sinais precoces de demência – muito antes de a patologia afetar o corpo e o comportamento.

O novo equipamento foi testado em 205 idosos saudáveis ​​ou com comprometimento cognitivo leve. Durante três noites, eles usaram faixas na cabeça equipadas com eletrodos para medir a atividade das ondas cerebrais usando eletroencefalogramas (ou EEGs – tecnologia usada para diagnosticar doenças como a epilepsia).

Seu líquido espinhal também foi analisado para a presença da proteína tau. Níveis aumentados dessa proteína no líquido cefalorraquidiano são uma característica chave da doença de Alzheimer.

Os resultados, publicados na revista científica The Journal of the Alzheimer’s Association, mostraram que mudanças nos padrões neurais durante o sono e a reativação da memória estão associados à presença de marcadores proteicos da doença de Alzheimer no líquido espinhal. Os pesquisadores também descobriram que a diminuição da intensidade em um padrão de atividade estava correlacionada com um comprometimento cognitivo leve muito precoce.

Os pesquisadores acreditam que esse tipo de equipamento poderia ajudar a identificar esses marcadores precoces da doença de Alzheimer em pessoas sem sintomas, abrindo caminho para que “qualquer dispositivo simples de bandana de EEG seja usado como um rastreador de condicionamento físico para a saúde do cérebro”.

O diagnóstico precoce permitiria, em teoria, que as pessoas tivessem acesso imediato a medicamentos que podem retardar os sintomas. Dois novos medicamentos, lecanemabe e donanemabe, mostraram recentemente resultados impressionantes no abrandamento do declínio da memória de pessoas com Alzheimer precoce.

No entanto, ainda são necessários estudos maiores, antes que essas bandanas estejam disponíveis comercialmente ou para uso clínico.

Veja Também