20.5 C
Brasília
HomeÉ DestaqueBrasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta

Ronaldo Costa Filho presidirá encontros do Conselho por todo o mês de julho. Antes de deixar o cargo, ele deve ainda ser presidente em outubro de 2023

(crédito: MRE)

O brasileiro Ronaldo Costa Filho assume, temporariamente, a presidência do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira (1º/7) representando o Brasil. O cargo rotativo passa pelas mãos de vários embaixadores de outros países ao longo do ano. Ronaldo presidirá as reuniões e encontros durante o mês de julho. Antes de deixar o cargo, Ronaldo deve ainda ser presidente em outubro de 2023.

O que é o Conselho de Segurança da ONU?

15 países fazem parte do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Cinco deles são permanentes no Conselho e possuem poder de veto. Os membros permanentes são: Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido e China.

Os outros 10 países ocupam cadeiras de maneira rotativa e são eleitos para mandatos bianuais. Cada um deles têm poder de voto comum.

O Brasil voltou ao Conselho no início de 2022 e permanecerá nele até o fim de 2023, assim como Albânia, Gabão, Gana, Emirados Árabes Unidos (AEU), Índia, Irlanda, Quênia, México e Noruega — os outros nove países eleitos para o biênio de 2022 e 2023.

 

Veja Também