O Ministério da Defesa da Rússia informou que Kiev solicitou a criação de um corredor humanitário para a evacuação de civis da usina química Azot.
“Os combatentes dos batalhões nacionalistas, ao retirar das áreas residenciais de Severodonetsk, levaram deliberadamente da cidade para a usina química Azot centenas de civis para serem usados como escudo humano”, declarou o MD russo.
Nesse contexto, o MD russo afirma que todos os sinais indicam uma repetição do “cenário de Mariupol”.
“Consideramos a solicitação da Ucrânia sobre um suposto resgate de civis de Azot como uma tentativa de remover do cerco as unidades restantes”, afirmou o MD russo.
O MD ressaltou que o Exército da Rússia e as forças de Lugansk estão prontos para realizar uma operação de evacuação de civis do local, no dia 15 de junho, através de um corredor humanitário em direção a Svatovo.
O general russo sugeriu aos combatentes nacionalistas e mercenários estrangeiros, que estão na usina, para pararem quaisquer hostilidades e liberarem os civis através do corredor humanitário que será criado na manhã do dia 15 de junho, bem como para pararem com a resistência e entregarem suas armas.