O ex-presidente da República Tcheca Vaclav Klaus afirmou que a solução para o conflito na Ucrânia não é o envio de armas e que o Ocidente precisa resolver o problema no Leste Europeu de maneira pacífica.
O ex-presidente, que liderou a República Tcheca entre 2003 e 2013, ressaltou ao site iDNES que, enquanto os líderes europeus estão enviando armas e equipamentos militares, as pessoas continuam morrendo.
Além disso, Klaus destacou que, em vez de realizarem conversas de paz sérias e negociações produtivas, os aliados dos ucranianos seguem se organizando para fomentar o conflito através do fornecimento de armas.
Para Klaus, o Ocidente trava um conflito pessoal com a Rússia, usando a Ucrânia apenas como um objeto para alcançar seus objetivos e atingir os russos quando, contudo, o melhor a fazer seria se sentar à mesa e negociar o mais rápido possível.
Ele ainda destaca o trabalho do Ocidente em fazer uma campanha antirrussa, em uma tentativa de espalhar o ódio no mundo, e diz que nenhum problema pode ser resolvido com “amor ou ódio”, mas sim com racionalidade e pragmatismo frio.
Enquanto isso, a OTAN, liderada pelos EUA, segue enviando equipamentos e armas, além de impor sanções, em tentativas de “colocar mais lenha na fogueira” na complicada situação no Leste Europeu.