Visitas a endereços começa nesta quinta-feira (4). Objetivo da etapa piloto é testar equipamentos e treinamento de agentes; saiba mais.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia, nesta quinta-feira (4), os testes para o Censo 2022 em todo o país. No Distrito Federal, Samambaia é a região piloto, que vai receber os agentes. Esta primeira fase da pesquisa deve ser finalizada até o início de dezembro.
Realizado a cada 10 anos, o Censo, que teve a realização adiada no ano passado, coleta dados da população para traçar um retrato abrangente no país (veja mais abaixo). Além da quantidade populacional, a pesquisa traz informações sobre condição de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade.
O teste que começa nesta quinta (4) é uma preparação para a pesquisa que ocorrerá entre junho e agosto de 2022. Ao todo, 250 recenseadores vão percorrer cidades brasileiras para verificar o sistema de coleta, os equipamentos, a abordagem aos informantes e os protocolos de prevenção contra a Covid-19 que serão usados no próximo ano.
Além disso, essa primeira etapa inclui todas as partes do Censo, como: treinamento dos recenseadores, pesquisa sobre as características dos domicílios e modelo misto de entrevistas (presencial, via internet ou por telefone).