18.5 C
Brasília
HomeÉ DestaqueBraga Netto se reúne com candidatos ao comando das Forças Armadas

Braga Netto se reúne com candidatos ao comando das Forças Armadas

Presidente Jair Bolsonaro quer escolher oficiais que apoiem ações do governo e que, inclusive, endossem críticas aos governadores

02/04/2020. Crédito: Isac Nóbrega/PR/reprodução. Coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19, na foto o Ministro da casa civil Gen Braga Netto.

O ministro da Defesa, general Braga Netto, se reúne com militares candidatos aos comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica. Ele, junto ao presidente Jair Bolsonaro, atua para escolher novos nomes, após a demissão dos ocupantes dos cargos. A expectativa é de que os nomes sejam apontados ainda nesta semana, podendo ocorrer nesta quarta-feira (31/3).

Braga Netto realiza reuniões e entrevistas com os militares na sede do Ministério da Defesa, em Brasília. A tradição é que a escolha seja entre indicados em uma lista tríplice votada pelo oficialato. O presidente não é, contudo, obrigado a escolher um dos nomes indicados na lista.

Retaliação

A demissão do ex-ministro da Defesa, Fernando Azevedo, ocorreu após várias indisposições entre o general e o presidente, em razão da tentativa do chefe do Executivo de utilizar politicamente as Forças Armadas. A decisão pela demissão ocorreu após entrevista publicada pelo Correio com o general Paulo Sérgio, chefe do Departamento-Geral de Pessoal do Exército (DGP).

No texto, Paulo Sérgio destacou a baixa taxa de mortes na força, em razão de campanhas massivas de isolamento social, uso de máscaras, uso de álcool em gel e logística para manter equipes e insumos nas unidades hospitalares do Exército.

O general Paulo Sérgio é um dos mais antigos em serviço, e tem as atribuições para ocupar o posto de comandante do Exército. As demissão dos oficiais à frente das três forças geraram a maior crise entre o governo e os militares das Forças Armadas em 50 anos.

Veja Também