25.5 C
Brasília
HomeÉ DestaqueCobrança do documento para carros com finais 6, 7 e 8 começa...

Cobrança do documento para carros com finais 6, 7 e 8 começa no DF

Quem conduz sem os documentos necessários pode ser multado em R$ 293,47, perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter o veículo recolhido

(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Fiscais do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vão exigir, a partir de hoje, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV 2020) de motoristas cujos carros tenham placas terminadas em 6, 7 e 8. De acordo com o último levantamento feito pelo órgão, menos da metade da frota de veículos da capital está com a documentação em dia. Até a última quarta-feira (25), 866.647 veículos foram licenciados no DF, o correspondente a 46% dos 1,8 milhão de veículos em circulação.

Quem conduz sem os documentos necessários pode ser multado em R$ 293,47, perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter o veículo recolhido. Nas últimas semanas, o Detran iniciou as fiscalizações para cobrar o licenciamento para automóveis com placas terminadas em 1, 2, 3, 4, e 5. A exigência em relação a placas com fim 9 ou 0 começa em 1º de janeiro.

Para obter o documento de 2020, o proprietário deve pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório (DPVAT), a taxa de licenciamento e eventuais multas pendentes. Para emitir os boletos, é necessário acessar o portal do Detran (http://www.detran.df.gov.br/) ou o aplicativo da autarquia. Nesses canais, também é possível obter o CRLV eletrônico. O documento pode, ainda, ser acessado pelo aplicativo Carteira Digital, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

Veja Também