• domingo , 17 dezembro 2017

Word ganha recurso de inteligência artificial que te ajuda a melhorar seu CV

(Foto: Digital Trends)

A Microsoft anunciou hoje um novo recurso para o Word que ajuda os usuários do programa a deixar o CV mais atraente para vagas de emprego. A novidade, chamada de “Resume Assistant” (ou “assistente de currículo”), usa informações do LinkedIn para dar sugestões de como o usuário pode descrever suas experiências e habilidades de maneira mais atraente.

O sistema usa inteligência artificial para achar profissionais com perfil parecido com o do usuário no LinkedIn. Ele então analisa os CVs desses profissionais para dar ao usuário sugestões de como descrever melhor suas características. Ele também pode dar sugestões de quais competências devem ser incluídas no documento com base nas vagas que estão sendo oferecidas para profissionais com perfil parecido com o do usuário.

Por exemplo, se o usuário for da área de marketing e o sistema perceber que muitos profissionais dessa área colocam “SEO” como uma competência, o usuário receberá a sugestão de incluir essa informação em seu CV. Da mesma forma, se o sistema perceber que muitas empresas estão buscando profissionais de marketing capacitados para “plataformas sociais”, ele vai sugerir ao usuário que destaque sua experiência nessa área. O vídeo abaixo mostra o recurso em funcionamento:

 

Integração com a rede

Há vários motivos para que a Microsoft invista numa integração entre o Word e o LinkedIn. Primeiramente, porque a empresa comprou o LinkedIn em 2016 por um valor bem elevado; fora isso, a criadora do Windows também alega que mais de 80% dos CVs que circulam pelo mercado foram criados ou editados com o Word.

E, de fato, o novo recurso da Microsoft permitirá que o usuário veja vagas de emprego do LinkedIn adequadas ao seu CV diretamente do Word. Segundo o Ars Technica, o sistema também terá integração com alguns dos serviços pagos da rede social, como o LinkedIn Learning, a plataforma de cursos pagos da rede. E se o usuário quiser a ajuda de um profissional para deixar seu currículo mais atraente, poderá acessar o ProFinder, a plataforma de freelancers da rede social.

De acordo com a Microsoft, o novo recurso chegará nesta semana para os usuários do programa Office Insiders. O Brasil, no entanto, está na lista de países com prioridade para receber a atualização, ao lado de Austrália, China, Alemanha, Japão e outros. A novidade deve chegar “a mais plataformas e mercados ao longo dos próximos meses”.

Veja Também