• quarta-feira , 25 Abril 2018

Volume do Descoberto, no DF, dobra em dezembro e sai de 9,3% para 20,1%

Em menos de um mês nível da barragem aumentou em 10,8 pontos. ‘Baixa captação dos agricultores’ contribui, diz Adasa.

Margem do lago do Descoberto, no DF (Foto: Gilver Ferreira/Arquivo pessoal)

Com a recuperação mais acelerada no mês de dezembro, a barragem do Descoberto alcançou 20,1% de seu volume útil nesta quarta-feira (20). Desde o início do mês, o principal ponto de captação de água para abastecer o Distrito Federal subiu 10,8 pontos.

Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Disrito Federal (Adasa), o aumento rápido no nível se dá “pela frequência de chuvas na região do reservatório”. Mas outro fator que contribui é a captação reduzida dos produtores agrícolas da região.

“Os produtores não precisam captar um volume grande de água e acabam utilizando a própria chuva para fazer a irrigação.”

A agência afirma ainda que a previsão é de que os reservatórios continuem se recuperando, mas a velocidade “depende da quantidade de chuva que ainda vai cair no DF”.

Pouca chuva nos próximos dias

Ao G1, o Instituto Nacional de Meteorolgia (Inmet) informou que 200 milímetros de chuva já caíram no DF. A média prevista para dezembro é de 246 milímetros, segundo o instituto.

De acordo com a meteorologista Maria das Dores, para os próximos dias, o DF terá pouca quantidade de chuva – pelo menos até sexta-feira (22).

“O fim de semana de Natal deve ter sol, com chuvas fracas em pontos isolados. Mesmo assim, é provável que a quantidade de chuva chegue na média prevista.”

Veja Também