• quarta-feira , 17 outubro 2018

Usuários de Gmail recebem mensagens spam que parecem enviadas por eles mesmos

(Foto: Reprodução)

Usuários de Gmail têm feito diversas reclamações no fórum de suporte do Google nesta segunda-feira, 23, e quase todas vêm com um mesmo tema. São pessoas que receberam mensagens de spam aparentemente a partir dos próprios endereços de e-mail.

Segundo o 9to5Google, o problema acontece quando um e-mail de spam aparece na caixa de entrada, sem passar pelo filtro do Gmail. No campo remetente, aparece “eu”, e até a foto de perfil da pessoa no Google+ pode ser vista no app do Gmail para celular.

Ao abrir a mensagem, o remetente aparece com outro endereço, mas o seu próprio e-mail ainda está no campo “De”. Curiosamente, a mensagem de spam também aparece na caixa de e-mails enviados pelo Gmail, o que tem deixado muita gente preocupada.

O conteúdo das mensagens varia de caso a caso. Algumas pessoas checaram se alguém fez login nas suas contas a partir de uma máquina estranha, mas nada consta na maioria dos casos. As mensagens continuam vindo mesmo após trocar de senha e com autenticação em duas etapas ativada.

Em nota, o Google explicou que os usuários devem ficar calmos: provavelmente ninguém teve a conta hackeada. O que acontece é que esse novo golpe usa um truque para enganar o Gmail e fazer parecer como se o spam tivesse sido enviado pelo mesmo destinatário.

Segundo o Google, o golpe envolve “cabeçalhos forjados de e-mail que fazem parecer como se usuários estivessem recebendo e-mails de si mesmos”. “Nós identificamos e estamos reclassificando todos esses e-mails como spam, e não temos razão para acreditar que qualquer conta tenha sido comprometida como parte deste incidente”, disse a empresa.

O Google recomenda que usuários que receberem uma mensagem destas, que apenas marquem o e-mail como spam e joguem-no na lixeira.

Veja Também