• quinta-feira , 14 dezembro 2017

Shoppings e mercados do DF estendem horários na Black Friday; confira

Centros de compras devem prolongar ofertas até domingo; lojas prometem brindes, e algumas terão estacionamentos a preços promocionais. Segurança Pública dá dicas para evitar armadilhas.

Vitrine de shopping do DF anuncia descontos durante a Black Friday (Foto: Fotoforum/Cristiano Sérgio)

Shoppings e mercados do Distrito Federal devem ampliar o horário de atendimento nesta sexta-feira (24) durante a Black Friday – dia de descontos organizado pelo varejo, que promete promoções em lojas físicas e online. Alguns comércios vão abrir durante a madrugada, e outros prometem estender as ofertas até o domingo (26) (confira abaixo).

Além disso, centros de compras também vão fazer sorteios de brindes e estacionamentos terão preços promocionais. Apesar da euforia em torno da data e dos descontos, o delegado da Divisão de Defesa do Consumidor, Marcelo Portela, diz que os clientes devem ficar atentos.

“Durante a Black Friday, nós ficamos tentados a fazer muitas compras, mas precisamos tomar alguns cuidados. Por exemplo, a pesquisa anterior é muito necessária porque, muitas vezes, um produto é demonstrado como se estivesse em uma grande promoção, mas, na verdade, está em um preço normal, ordinário, praticado todos os dias.”

Dicas da Secretaria de Segurança Pública do DF:

  • Dê preferência a sites conhecidos;
  • Verifique se o site possui a inscrição “https” – isso certifica a segurança da página;
  • Desconfie de preços muito baixos;
  • Atenção com oferta de e-mails e redes sociais;
  • Calcule o frete antes de fechar a compra;
  • Atenção com os prazos de desistência.

Black Friday

A Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças, celebrado nos Estados Unidos.

Segundo estudo da Nielsen, nos supermercados e hipermercados, o faturamento da Black Friday cresceu 14% em 2016, tornando o evento a data festiva com maior volume de vendas no ano, superando inclusive o Natal.

Veja abaixo as ações de alguns shoppings do DF:

Conjunto Nacional
Desde a última terça-feira (21), as lojas do shopping oferecem descontos de até 70%. Na sexta-feira (24) e no sábado (25), o centro de compras terá horário estendido: das 9h às 23h. No domingo (26), o horário de funcionamento será das 14h às 20

Fachada do Conjunto Nacional, no centro do Plano Piloto (Foto: Conjunto Nacional/Divulgação)

Durante os dias de horário estendido, o shopping disponibilizará serviço gratuito de carregadores de sacolas para os clientes. Além disso, haverá entrega de presentes doados pelas lojas e sorteio de cinco prêmios de R$ 50 mil.

Brasília Shopping
Cerca de 100 lojas participam da Black Friday. Os descontos variam e podem chegar até 80%. As promoções vão até domingo (26). No domingo, o estacionamento estará com 50% de desconto.

Pátio Brasil Shopping
Os estabelecimentos do centro de compras vão oferecer descontos de até 70%. A expectativa é de que 150 lojas participem da ação. Por causa da campanha, nesta sexta (24), os comércios vão funcionar das 9h até as 22h.

ParkShopping
O centro de compras funcionará nesta sexta-feira (24) das 10h até a meia-noite. As ofertas também estarão disponíveis no sábado (25) e no domingo (26). Durante a ação, os consumidores poderão acessar o aplicativo “Lápis Vermelho”, no Facebook, que apontará promoções das lojas participantes da Black Friday.

Mercados

Grupo Pão de Açúcar
No caso de Pão de Açúcar – exceto pelas unidades que funcionam dentro de shoppings –, as lojas abrirão às 6h da manhã na sexta-feira.

Todos os hipermercados Extra vão fazer a virada de preços na quinta-feira às 22h e funcionam sem parar até meia-noite de sexta para sábado.

Carrefour
Todos os hipermercados e supermercados da rede terão horário de funcionamento especial. Na sexta-feira (24), as mais de 200 lojas físicas da rede abrirão as portas a partir das 06h. As lojas de proximidade operam em horário normal.

Lojas Americanas
Mais de 150 lojas no Brasil funcionarão a partir de meia-noite de quinta-feira (23) e ficarão abertas durante a madrugada.

Walmart
Todas as lojas abrem em horário normal.

Ricardo Eletro
As 660 lojas da rede ficarão abertas até meia-noite desta quinta-feira, e na sexta-feira (24) vão abrir suas portas às 6h. Os preços para a campanha começam a vale a partir das 18h desta quinta, tanto nas lojas físicas como no site.

Veja Também