Aprenda a preparar cupcakes de laranja e petit gateau de tapioca

Você adora uma boa sobremesa, mas acaba ficando só na vontade por medo de sair da dieta? Então pode comemorar: Ensinamos três receitas de doces deliciosos e que não vão pesar na balança.

CUPCAKE DE LARANJA E AVEIA
Chef FERNANDA VAVOLIZZA, Fevitto Integrais

Divulgação

INGREDIENTES:

1 xícara de suco de laranja;
Raspas de uma laranja;
3 ovos;
½ xícara de óleo de canola;
1 xícara de açúcar light ou fit;
1 xícara de aveia em flocos finos;
1 xícara de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de fermento químico.

INGREDIENTES PARA A CALDA:

1 ½ xícara de suco de laranja;
1 colher (sopa) de açúcar fit ou light.

MODO DE PREPARO: bata os ovos, o óleo, o suco e as raspas de laranja no liquidificador. Acrescente o açúcar e volte a bater. Em seguida, adicione o trigo e a aveia. Por último, coloque o fermento apenas misturando. Coloque a massa em forminhas de cupcakes e asse em forno médio (180° C) por aproximadamente 20 minutos.

MODO DE PREPARO DA CALDA: ferva os ingredientes e regue os cupcakes após assados.

PETIT GATEAU DE TAPIOCA (SEM GLÚTEN)
Casa Maní

Jillwt/iStock

INGREDIENTES:

1 clara de ovo;
1 colher (sopa) de tapioca;
2 colheres (sopa) chocolate em pó;
1 colher (café) fermento em pó;
1 colher (sopa) de doce de leite sem lactose.

MODO DE PREPARO: unte uma caneca média com margarina ou manteiga. Misture todos os ingredientes, com exceção do doce de leite. Despeje metade do conteúdo em uma caneca, coloque o doce de leite ou outro recheio de sua preferência. Despeje o restante da mistura na caneca e leve ao micro-ondas por 40 segundos. Sirva com frutas ou uma bola de sorvete sem glúten e sem lactose.

ROCAMBOLE SEM GLÚTEN

Tal e Qual/Divulgação

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de cará cozido (180 g);
1 ovo (50 g);
¼ de xícara (chá) de adoçante culinário (8 g);
2 claras de ovos (60 g);
Margarina para untar;
1 bandeja de morangos (300 g).

INGREDIENTES DO RECHEIO:

¼ de xícara (chá) de adoçante culinário (8 g);
Gotas de suco de limão;
¼ de xícara (chá) de leite em pó desnatado (18 g).

MODO DE PREPARO: embrulhe o cará em filme plástico e leve ao micro-ondas por cinco minutos. Espete um palito para verificar se está cozido e espere esfriar. Unte uma forma retangular (30 x 20 cm) com margarina, forre-a com papel-manteiga e unte também a superfície do papel-manteiga. Com um garfo, amasse o cará até obter um purê. Misture o cará amassado com o ovo e o adoçante até atingir uma massa homogênea.  Bata as claras em neve, divida-as em três partes e vá adicionando-as à massa com movimentos delicados, de baixo para cima, para não perder a aeração.

Passe a massa para a forma forrada, espalhando-a com uma espátula para que fique uma camada uniforme. Leve ao forno preaquecido, a 180°C, e deixe assar por 10 minutos. Faça o recheio colocando em uma panela os morangos cortados ao meio, o adoçante e o suco de limão. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que os morangos desmanchem e forme uma geleia. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Desenforme o bolo ainda morno sobre um pano de prato limpo, retire o papel-manteiga, espalhe o recheio e enrole a massa, pressionando levemente para que mantenha o formato. Coloque sobre o prato em que for servir e polvilhe leite em pó.

 

Escreva um comentário