• terça-feira , 18 setembro 2018

Projeto oferece tours gratuitos por galerias e ateliês de Brasília; veja como participar

Ao todo, são 17 passeios por 20 espaços independentes entre sexta e domingo.

Obras expostas na Oto Reifschneider Galeria de Arte, na Asa Norte, em Brasília (Foto: Luiza Garonce/G1)

A arte é uma das marcas de Brasília. A capital do design, que é também patrimônio histórico cultural reconhecido pela Unesco, esconde entre monumentos e ruas sem esquinas artistas visuais que tomaram a cidade como morada e inspiração.

Dos mais renomados aos pouco conhecidos, eles integram a massa de agentes culturais responsáveis por movimentar a indústria criativa e também a economia local. Em ateliês e galerias independentes, é possível conhecer um pouco das obras e da história de cada um – e tudo de graç

Tour gratuito por galerias e ateliês de Brasília

O projeto BSB Plano das Artes oferece, entre esta sexta-feira (2) e domingo (4), seis tipos de tour por cerca de 20 espaços dedicados às artes visuais contemporâneas. São galerias independentes, ateliês individuais e coletivos, e espaços que abrigam residência artística, cursos e exposição.

A intenção é dar visibilidade aos espaços culturais independentes e aproximar o público de quem movimenta o mercado de arte na capital. Por isso, também haverá encontros com artistas, curadores de exposições e críticos de arte.

Para participar, é preciso se inscrever por e-mail. Como as vagas são limitadas, o projeto oferece informações dos espaços – como endereço e horário de funcionamento – para quem quiser ou preferir se deslocar por conta própria.

Para idealizadora e curadora da iniciativa, Cinara Barbosa, a ação é uma forma de aproximar os apreciadores de arte daqueles que as desenvolve, além de valorizar o trabalho dos artistas locais. “A gente tem percebido um público novo, interessado em arte que parecia não saber onde encontrar. Agora sabe que, naquela quadra, do lado de casa, existe uma galeria, um ateliê.”

“Acho que é um processo muito importante que tira a distância entre o público e o artista.”

A professora de Artes da UnB Cinara Barbosa é idealizadora e curadora do projeto BSB Plano das Artes (Foto: BSB Plano das Artes/Divulgação)

Ao abrir as portas de ateliês que, na maior parte do tempo, são esconderijos criativos, o Plano das Artes oferece ao público a oportunidade de observar de perto o processo produtivo de telas, fotografias e esculturas. Para os artistas, o tour será uma possibilidade de apresentar o próprio trabalho.

“Acho que as pessoas têm um certo receio de se aproximar da arte, especialmente da arte contemporânea, como se fosse um meio acéptico e elevado demais”, disse a artista Cecília Bona. “[Com o tour do Plano das Artes], eles vão ver como funcionam os espaços fora de galeria, os espaços alternativos, que são mais receptivo.”

Além dela, os artistas Cecília Mori e Christus Nóbrega – que compartilham o mesmo espaço de criação –, a pintora Clarice Gonçalves e o fotógrafo Kazuo Okubo participam do projeto.

G1 entrevista a pintora de Taguatinga Clarice Gonçalves

Tours

O BSB Plano das Artes oferece 17 passeios entre espaços culturais localizados em seis regiões administrativas do DF. Ao todo, dez vans vão fazer os percusos, que incluem parada para almoço ou jantar em restaurantes parceiros.

Todas visitas serão orientadas por arte-educadores, como o estudante de História da Arte na Universidade de Brasília (UnB), Vinicius Brito. Segundo ele, o projeto é “essencial” para criar uma integração entre espaços culturais autônomos e formar um público cativo.

Veja espaços culturais por categoria:

Mapa do projeto BSB Plano das Artes com galerias, ateliês e espaços dedicados às artes visuais no Distrito Federal (Foto: BSB Plano das Artes/Divulgação)

Galerias comerciais
Alfinete Galeria (Asa Norte)
Oto Reifschneider Galeria de Arte (Asa Norte)
Referência Galeria de Arte (Asa Norte)
XXX Arte Contemporânea (Jardim Botânico)

Espaços e galerias de fotografias
A Casa da Luz Vermelha (Asa Sul)
Espaço F/508 (Asa Norte)
Galeria Ponto (Asa Norte)

Autônomos e residências artísticas
Curators (Asa Norte)
Elefante Centro Cultural (Asa Norte)
Galeria da IBOC (Asa Sul)
Galeria Olho de Águia (Taguatinga)
Gruta (Asa Norte)
Nave (Asa Sul)
Manoobra Galeria (Sobradinho)
Nova (Asa Sul)
Pilastra (Guará II)

Ateliês
Cecília Mori e Christus Nóbrega (Asa Norte)
Clarice Gonçalves (Taguatinga)
Raquel Nava e Cecília Bona (Asa Norte)
Valéria Pena-Costa (Lago Sul)

Fonte: G1 DF.

 

Veja Também