• segunda-feira , 23 julho 2018

Previsão do tempo: em dia nublado, temperatura no DF não passa dos 23°C

Tempo deve se manter fechado e com baixas temperaturas, mesmo à tarde, até sexta-feira. Chuvas ainda não corresponderam às expectativas do Inmet

Sol quase não apareceu no DF na manhã desta segunda-feira. Tempo permanece fechado ao menos até sexta-feira, indica previsão do Inmet

A apenas 10 dias do verão, a temperatura no Distrito Federal vai se manter em patamares típicos do nosso inverno nesta semana. A máxima não passa dos 23°C nesta segunda-feira (11/12), indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo permanece nublado e chuvoso ao menos até a sexta-feira (15/12).
O meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet, explica que a alta nebulosidade leva a temperatura a despencar em relação à última semana, quando termômetros marcaram até 29°C. “O sol não deve aparecer nos próximos dias, então o calor diminui”, conclui.
Não houve um único dia ensolarado desde o início de dezembro. Porém, o Inmet registrou, até a tarde de domingo (10/12), quantidade abaixo da média de chuvas para esta época. Passado quase um terço desde o início do mês, choveu 38,6 milímetros, cerca de 16% dos 243 mm esperados para os últimos 31 dias do ano.
Alivia, porém, o fato de o Inmet não ter previsão de dias sem chuvas até o último dia de 2017. “Ainda estamos dentro da normalidade, que é a tendência de tempo chuvoso em dezembro”, pondera Melo.
Por isso, o brasiliense mantém a esperança de que as chuvas encham os reservatórios que abastecem o DF. Na tarde de domingo, o nível na barragem do Descoberto atingiu 10,6% da capacidade, exatamente o dobro da mínima histórica, registrada em 7 de novembro. Ainda assim, o índice está a quase sete pontos percentuais da meta da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) para o mês.
Na represa Santa Maria, o volume se manteve estável em 23,4%, perto dos 24% esperados para dezembro. Como a barragem localizada no Parque Nacional de Brasília está em situação menos crítica, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) transfere água do Sistema Santa Maria/Torto para regiões antes abastecidas pelo Descoberto.

Veja Também