• sábado , 23 março 2019

Posse presidencial: Rolls-Royce está pronto para Bolsonaro desfilar

Conversível inglês fabricado em 1953 passa pelos retoques finais nesta sexta (28/12) e estará à disposição do próximo presidente do país

Mesmo sem uma definição oficial do eventual uso do tradicional Rolls-Royce presidencial no dia da posse de Jair Bolsonaro (PSL), o veículo, que fica guardado na dependências do Palácio do Planalto, já está pronto para ser utilizado.

Foram feitas revisões mecânicas e na estrutura do conversível inglês, fabricado em 1953. Segundo fontes do Planalto, que preferiram não se identificar, nesta sexta-feira (28/12) estão sendo feitos os retoques finais. “Vai ser (feito) só acabamento de limpeza mesmo”, informaram.

O Rolls-Royce presidencial é um modelo Silver Wraith, chassi número LALW 29, e segue guardado nas dependências do Palácio do Planalto, sem uso, desde que a ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) sofreu impeachment, em agosto de 2016.

Seu sucessor, o presidente Michel Temer (MDB), não retirou o automóvel palaciano do local sequer para participar das comemorações do desfile do Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Na ocasião, o emedebista chegou até a parada-cívica, na Esplanada dos Ministérios, em um carro do governo federal, um Chevrolet Omega.

Há dúvidas dentro da equipe de transição sobre qual automóvel será utilizado para transportar o capitão da reserva e a próxima primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em 1º de janeiro, durante cortejo da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional. O Rolls-Royce é um conversível. Por questões de segurança, é possível que Bolsonaro opte por um carro fechado. Depois do atentado sofrido pelo presidente eleito durante a campanha, questões de segurança tornaram-se elementos cruciais na tomada de decisões dentro da equipe.

O Metrópoles mostrou, na última quinta-feira (27/12), que a Polícia Federal investiga grupos extremistas que estariam planejando ataques contra o futuro presidente.

Caso decida utilizar o conversível, será possível observar a nova placa do automóvel. Quando Dilma ocupava a Presidência, a inscrição foi alterada. De “Presidente” passou a exibir “Presidenta”. Assim que a petista deixou o cargo, a inscrição foi atualizada novamente para “Presidente”.

Confira, abaixo, fotos do Rolls-Royce durante ensaio da posse presidencial:


Dragões da Indenpedência participam de primeiro ensaio para posse do Presidente

Rolls-Royce é usado em primeiro ensaio para posse Presidencial-Fonte Metrópoles

 

 

Veja Também