• domingo , 17 dezembro 2017

Orquestra Sinfônica fará sete concertos gratuitos no DF em outubro; veja datas

Primeira apresentação acontece nesta terça; concerto vai premiar compositores que venceram concurso nacional. Mês também celebra 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Cingapura.

Integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Sete concertos integram a programação gratuita da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro durante o mês de outubro. Os músicos sobem ao palco do Cine Brasília (106/107 Sul) a partir desta terça-feira (3). O local tem capacidade de 620 lugares.

Para abrir a temporada do mês, a orquestra vai premiar os três vencedores do Concurso Nacional de Composição em homenagem aos 75 anos do maestro Jorge Antunes, carioca radicado em Brasília. Esta é a primeira edição do prêmio, que vai apresentar os compositores vencedores e as obras selecionadas ao público.

A solenidade começa às 20 horas, com a abertura da ópera “A cartomante”. Em seguida, os músicos executam “Azuis, variações para orquestra”, de Carlos dos Santos, terceiro lugar na competição. O objetivo da premiação, segundo o maestro Cláudio Cohen, é “incentivar novos talentos da música”.

A obra “Thermidor”, de Paulo Henrique Raposo, segundo colocado, é tocada em seguida pelos músicos. A composição “Segmentos” encerra o programa da noite, do compositor vencedor do concurso, Helder Oliveira. Todas as obras serão regidas por Jorge Lisboa Antunes, filho do homenageado.

Maestro Jorge Antunes é o homenageado no Concurso Nacional de Composição, em Brasília (Foto: Orquestra Santoro/Divulgação)

Maestro Jorge Antunes é o homenageado no Concurso Nacional de Composição, em Brasília (Foto: Orquestra Santoro/Divulgação)

Concerto internacional

Outro destaque da programação do mês é o concerto comemorativo de 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e Cingapura, país do sudeste asiático. A apresentação acontece no dia 11, no Santuário Dom Bosco (702 Sul), às 20 horas.

Para a abertura da noite está prevista a execução da obra “O morcego”, de Johann Strauss. A apresentação será seguida por “Butterfly lover’s”, de Zhang Hao He e Gang Chen, uma composição clássica do país que conta a história de uma jovem que se transveste de menino para conseguir estudar. “A narrativa se passa em uma época que proibia a atividade para mulheres”, explica o maestro.

“É um concerto para violino. Será um espetáculo bem interessante.”

Integração cultural

Em 17 de outubro, o austríaco Johann Strauss terá parte de sua obra executada no “Concerto vienense”. De acordo com o maestro Cohen, uma apresentação mais descontraída, com um compositor conhecido como o “rei da valsa”.

O “Concerto húngaro”, em 24 de outubro, levará ao público “Danças de galanta”, do compositor Zoltán Kodály, e “Concerto para violino e orquestra nº 1”, de Béla Bartók. O violinista húngaro Antal Zalai será solista em “Violin concerto opus 23”, de Karl Goldmark.

Em 26 de outubro, o grupo participa da solenidade de entrega da medalha Mérito Brasília. O concerto aberto ao público terá clássicos universais eruditos.

Encerra a série do mês, em 31 de outubro, o “Concerto esloveno”, com o espetáculo “Slovenic Soul”. Na data, os músicos serão acompanhados pela soprano Manca Izmajlova, cantora representante da Eslovênia que transita entre o canto erudito e popular.

Confira a programação completa:

Programação da Orquestra de Brasília para o mês de outubro (Foto: Agência Brasília/Divulgação)

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro 

Quando: 3, 10, 11, 17, 24, 26 e 31 de outubro
Locais: Cine Brasília (106/107 Sul) e Santuário Dom Bosco (702 Sul)
Entrada gratuita. Verificar lotação dos espaços.

Veja Também