• domingo , 17 dezembro 2017

Orquestra Sinfônica e Quarteto de Cordas levam Beethoven ao Cine Brasília nesta terça

Músicos executam oitavo concerto do ciclo Beethoven, em referência aos 190 anos de morte do compositor. Entrada é gratuita, por ordem de chegada; ciclo vai até o fim do ano.

Maestro Claudio Cohen rege a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (Foto: Tony Winston/GDF/Divulgação)

Maestro Claudio Cohen rege a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (Foto: Tony Winston/GDF/Divulgação)

Em “turnê” especial para relembrar a obra e os 190 anos de morte do compositor Beethoven, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro faz concerto gratuito nesta terça-feira (10) no Distrito Federal. A apresentação começa às 20h, no Cine Brasília (106/107 Sul), e a entrada é por ordem de chegada.

O espetáculo contará com narrativas musicais que compõem a obra prima do músico, que viveu entre 1770 e 1827 e marcou a transição do Classicismo ao Romantismo.

Abrindo a noite, a participação especial é do grupo Quarteto de Cordas, composto por músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Tocando violinos, violoncelo e viola, o grupo abre a sequência de três apresentações do concerto.

Outra participação será do renomado pianista e solista Fabio Martino, responsável por interpretar a última obra para piano composta por Beethoven. Na apresentação, a regência será do maestro e violinista Claudio Cohen.

Segundo Cohen, a intenção do concerto é “mostrar ao público as diferentes fases de composição do Beethoven” e fazer com que eles percebam aos detalhes diversas obras do artista.

Concerto

Para a apresentação, a Orquestra preparou três sequências: o “Quarteto de cordas nº 2”, a “Sinfonia nº 8 em Fá maior”, e o “Concerto para piano nº 5 em Mi bemol maior”.

O Quarteto de Cordas mostra a fase clássica de Beethoven, seguida da “pequena sinfonia” – romântica e madura. Para encerrar a noite, o último concerto para piano, representando a fase mais reflexiva e filosófica do compositor.

Até o fim do ano, o Ciclo Ludwig van Beethoven vai apresentar nove sinfonias que reúnem concertos para violino, piano e orquestra, além de aberturas sinfônicas e obras especiais do artista.

Ciclo Beethoven da Orquestra Sinfônica

Data: 10 de outubro (terça)
Hora: 20h
Local: Cine Brasília – 106/107 Sul
Entrada gratuita por ordem de chegada

Veja Também