• quarta-feira , 20 fevereiro 2019

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional comemora 100 anos de Claudio Santoro

Concerto, nesta terça, será na Escola de Música de Brasília. Entrada gratuita.

Pedro Ventura/Agência Brasília

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta, nesta terça-feira (12), o concerto de abertura das comemorações do centenário do compositor Claudio Santoro.

O espetáculo faz parte da programação oficial da40ª edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília e tem entrada gratuita.

 

Professor toca piano na Escola de Música de Brasília para grupo de alunos — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Professor toca piano na Escola de Música de Brasília para grupo de alunos — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Sob a regência do maestro Claudio Cohen, o programa apresenta obras do fundador da orquestra como “Ponteio”, “Canto de amor e paz” e a “Sinfonia número 6”. Durante todo o ano, serão realizados concertos com outras composições do artista.

Maestro Santoro

Cena do documentário 'Santoro – O homem e sua música' em que maestro Claudio Santoro durante regência — Foto: YouTube/Reprodução

Cena do documentário ‘Santoro – O homem e sua música’ em que maestro Claudio Santoro durante regência — Foto: YouTube/Reprodução

 

Um dos maiores nomes da música erudita contemporânea no mundo, o amazonense Claudio Santoro “não é muito conhecido” no Brasil, segundo o cineastaJohnny Howard, que dirigiu o documentário sobre a trajetória do maestro, “Santoro – O homem e sua música”.

O filme foi finalizado em 2015 e indicado ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Naquele ano, ganhou o Troféu Câmara Legislativa nas categorias de longa-metragens de “melhor direção”, “melhor filme” e “melhor trilha musical”.

Assista ao trailer de Santoro – O homem e sua música

Claudio Santoro foi autor de cerca de 600 obras e fundador da Orquestra Sinfônica de Brasília, que carrega o nome dele e que, hoje, está sob a batuta de Claudio Cohen. Santoro também foi responsável pela criação dos departamentos de música, artes e teatro da Universidade de Brasília (UnB).

Corpo de baile

Quem for à Escola de Música de Brasília, na 602 Sul, nesta terça também poderá conferir a atuação de dois corpos de baile. O Ballet de Brasília, que tem direção de Gisele Santoro e a Foco Companhia de Dança.

O primeiro irá apresentar uma coreografia de Paula Sayão e Reginaldo Moreira feita, especialmente, para a obra “Ponteio”, de Claudio Santoro. Já a Foco Companhia de Dança vai mostrar uma coreografia de Renato Fernandes para “Canto de amor e paz”.

Cena do documentário 'Santoro – O homem e sua música' em que maestro Claudio Santoro rege estudantes na UnB — Foto: YouTube/Reprodução

Cena do documentário ‘Santoro – O homem e sua música’ em que maestro Claudio Santoro rege estudantes na UnB — Foto: YouTube/Reprodução

Programe-se

Concerto de Abertura do Centenário do Compositor Claudio Santoro

  • Data: 12 de fevereiro
  • Hora: 20h30
  • Local: Escola de Música de Brasília – 602 Sul
  • Regência: Cláudio Cohen
  • Entrada gratuita

Veja Também